Alto Alegre,

Estamos ao vivo!

MPRO reforça parceria com a Polícia Federal para combater crimes ambientais em Rondônia

Por Redação
Publicado Há 5 h
A A
Foto: Assessoria

Fortalecer a cooperação entre instituições públicas para combater crimes ambientais em Rondônia foi o foco da visita institucional realizada pelo Ministério Público de Rondônia (MPRO), na manhã da última terça-feira (13/5), à Superintendência Regional da Polícia Federal, em Porto Velho.

A reunião foi conduzida pela coordenadora do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente, Habitação, Urbanismo, Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico (Gaema), Promotora de Justiça Valéria Giumelli Canestrini e teve como principal interlocutor o Delegado Executivo da Polícia Federal em Rondônia, Edivaldo Waldemar Genova.

Durante o encontro, foram discutidas estratégias para aprimorar a fiscalização ambiental, promover o intercâmbio de informações e integrar esforços em investigações de ilícitos ambientais mais complexos. A iniciativa visa reforçar o trabalho conjunto entre o MPRO e a Polícia Federal com foco na prevenção e repressão a crimes que afetam os recursos naturais do estado.

A visita faz parte de uma agenda institucional do Gaema voltada à construção de parcerias estratégicas. O objetivo é ampliar a efetividade das políticas públicas ambientais, garantindo respostas coordenadas, céleres e eficazes às demandas socioambientais.

O Delegado Edivaldo Genova agradeceu a presença da representante do MPRO e destacou a importância do diálogo contínuo entre os órgãos. Ele reforçou a disposição da Polícia Federal para atuar de forma conjunta na preservação ambiental e na responsabilização de infratores.

O direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado está previsto na Constituição Federal e é essencial para a sadia qualidade de vida das presentes e futuras gerações. O Ministério Público de Rondônia atua para assegurar esse direito, promovendo ações integradas que previnam e combatam danos ambientais.

Fonte: MP/RO