Alto Alegre,

Estamos ao vivo!

Prêmio Equipe Rosa é entregue pelo governo de RO aos municípios de Porto Velho, Nova Brasilândia e Pimenta Bueno

Publicado Hoje, às 08h 12min
Atualizado Hoje, às 08h 12min
A A

Durante a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada na terça-feira (16), em Porto Velho, o governo de Rondônia realizou a entrega do Prêmio Equipe Rosa aos municípios que mais se destacaram na coleta do exame Papanicolau (PCCU), fundamental para a prevenção e detecção precoce do câncer do colo do útero. A ação foi conduzida por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Ao todo, 64 equipes se inscreveram, representando 25 municípios rondonienses. Após criteriosa análise dos resultados apresentados por 46 delas, foram selecionadas as três iniciativas com maior impacto e desempenho no cuidado com a saúde da mulher.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou acerca da ação que: “O Sistema Único de Saúde é feito por pessoas que acordam cedo, enfrentam desafios e estão nos lugares mais distantes para garantir que ninguém fique sem atendimento. O Prêmio Equipe Rosa é uma homenagem ao cuidado, à resiliência e dedicação dos profissionais. Esta é uma conquista da saúde pública de Rondônia e, acima de tudo, uma vitória das mulheres rondonienses. Continuaremos incentivando políticas que valorizem a vida e a prevenção. ”

Equipe da Unidade de Saúde José Adelino foi a grande vencedora

A iniciativa do Prêmio Equipe Rosa resulta de um edital lançado pela Coordenação de Doenças Crônicas da Sesau, com o objetivo de reconhecer e incentivar as equipes de saúde da família a aprimorar o atendimento e ampliar o acesso ao exame Papanicolau.

Durante a cerimônia, o titular da Sesau, Jefferson Rocha, parabenizou as equipes premiadas e todos os profissionais de saúde envolvidos. “A construção de uma saúde pública de qualidade exige esforço contínuo, planejamento estratégico e compromisso com o cuidado. As equipes se destacaram com comprometimento, e os ganhos são para toda a população”, destacou.

A chefe do Núcleo de Oncologia da Sesau, Francisca Odalice da Silva, ressaltou que o Prêmio Equipe Rosa nasceu após a pandemia, com o objetivo de incentivar as mulheres a buscarem o serviço para realizar o exame Papanicolau. “Nosso objetivo é a prevenção do câncer do colo do útero. É uma decisão de gestão e de humanidade. Este prêmio é a concretização de uma política que olha para a base do SUS, que são as equipes da Atenção Primária”, afirmou.

Município de Porto Velho recebeu um cheque simbólico no valor de R$ 100 mil, destinado à qualificação técnica da equipe vencedora

PREMIAÇÃO

Porto Velho – 1º lugar  

Com um aumento de 39% nas coletas de PCCU, e um trabalho comprometido com a busca ativa e o acolhimento das mulheres, a equipe da Unidade de Saúde José Adelino foi a vencedora. O município recebeu um cheque simbólico no valor de R$ 100 mil, destinado à qualificação técnica da equipe, além de uma placa de homenagem.

Nova Brasilândia d’Oeste – 2º lugar 

A equipe do Centro de Saúde do Setor 15 do município de Nova Brasilândia d’Oeste, com um impressionante crescimento de 115% nas coletas, foi reconhecida com a segunda colocação, recebendo também uma placa de homenagem como símbolo do reconhecimento pelo trabalho transformador que vem sendo realizado no município.

Pimenta Bueno – 3º lugar 

A Unidade Básica de Saúde Madre Tereza de Calcutá, do município de Pimenta Bueno, conquistou o terceiro lugar pela excelência no desempenho de suas ações voltadas à promoção da saúde feminina. A equipe também foi homenageada com uma placa de reconhecimento.