Estamos ao vivo!
Rondônia expande educação profissional e se torna referência nacional no ensino profissionalizante
Rondônia tornou-se referência nacional pela democratização da qualificação da mão de obra, inclusive em comunidades remotas, com destaque para populações indígenas, quilombolas e ribeirinhas. O estado destaca-se nesse campo através do ensino profissionalizante, que tornou-se um benefício acessível à população como outros setores essenciais, a exemplo de saúde, educação e segurança.
Esse avanço vem sendo alcançado devido à interiorização dos cursos ofertados pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep). A instituição amplia a oferta de capacitação em todas as regiões do estado, por meio de cursos presenciais, remotos e aulas ministradas em seis escolas móveis. Nos últimos seis anos, mais de 78 mil de alunos se capacitaram no Idep. Em 2019, foram ofertadas 1.270 matrículas, enquanto em 2024 o número pulou para mais de 13 mil, com perspectiva de que esses dados aumentem ainda mais devido a novos investimentos em formação profissional.
ESTRATÉGIA
O ensino itinerante leva conhecimento até o aluno nas áreas de:
- Panificação;
- Confeitaria;
- Imagem pessoal;
- Frigorifico;
- Piscicultura;
- Máquinas agrícolas;
- Informática; e
- Mecânica de motocicletas.
Por causa do diferencial das unidades flexíveis itinerantes, o caso de sucesso da educação profissional de Rondônia já foi apresentado em São Paulo, Brasília e na Alemanha. A realização de cursos técnicos em locais que nunca tinham recebido essa modalidade de ensino também projeta a imagem rondoniense.
RESULTADOS
Na comunidade ribeirinha de São Carlos, no Baixo Madeira, por exemplo, foi realizada a formatura da primeira turma do Curso Técnico em Administração, graças a essa inovação. Um dos 31 concluintes, Nunes da Silva Pinto, comemorou a oportunidade. “Depois do curso técnico comecei a fazer planos para empreender”, declarou o formando, acrescentando que já tem experiência na área de vendas.
A expansão da educação profissional integra a estratégia da gestão estadual na busca da melhoria na qualidade de vida da população e do fortalecimento da economia local. A qualificação da mão de obra beneficia o cidadão que acelera o ingresso no mercado de trabalho, as empresas dispõem de colaboradores capacitados, e a sociedade conta com serviços e produtos de qualidade disponibilizados por quem se habilitou na função na qual decidiu atuar.
FALE BEM DE RONDÔNIA
Devido à ascensão rondoniense por causa dos indicadores positivos que vem colecionando, entre os quais, uma das taxas mais baixas de desocupação do país, além da conquista dos seus produtos em outros estados e no mercado global, a gestão estadual lançou a campanha Fale Bem de Rondônia.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o destaque do estado por causa das boas práticas que resultam em melhores colocações em rankings, prêmios e reconhecimentos internacionais precisa ser propagada, a fim de que a população rondoniense aumente o sentimento de pertencimento e a satisfação em morar em um um dos melhores estados para se viver. “Embora seja um dos estados mais jovens do Brasil, Rondônia está cada vez mais se projetando graças ao seu potencial, bem como o progresso econômico e desenvolvimento social”, salientou.
De acordo com a presidente do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional, Adir Josefa de Oliveira, a instituição de ensino abraçou a causa e participará ativamente desse movimento otimista. “Realizaremos no dia 17 abril uma caminhada seguida de piquenique, em alusão à Campanha Fale Bem de Rondônia, com os nossos servidores”, adiantou a titular do Idep, ressaltando que os participantes usarão camisetas para tornar cada vez mais forte a mensagem que enaltece a autoestima da população rondoniense.
Com essa crescente valorização do estado, a campanha Fale Bem de Rondônia convida todos os rondonienses a compartilharem suas histórias positivas sobre o estado e contribuírem para fortalecer sua imagem nacionalmente.
Fonte: Secom – Governo de Rondônia