Alto Alegre,

Estamos ao vivo!

MPRO participa do Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação dos Ministérios Públicos

Por Redação
Publicado 13/03/2025
A A

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO) participa, de 12 a 14 de março, da 9ª edição do Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação dos Ministérios Públicos (Enastic), realizado na sede do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), em Fortaleza. O evento busca promover discussões sobre inovação e tecnologia para aperfeiçoar a atuação do Ministério Público no Brasil.

O MPRO está representado pelo Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Jésus de Queiroz Santiago, pelo Subprocurador-Geral de Justiça Jurídico, Ivanildo de Oliveira, pelo Coordenador de NPTI, Promotor de Justiça Jarbas Sampaio Cordeiro, pelo Diretor de Tecnologia da Informação, DTI, Marcos Roberto de Lima Leandro e o Chefe de Departamento de Informação, Elieber Nascimento de Souza Tecnologia da Informação (DI).

Inovação e tecnologia

O Enastic conta com uma programação extensa, incluindo palestras e painéis sobre temas relevantes para a transformação digital dos Ministérios Públicos. A abertura teve as boas-vindas do Procurador-Geral de Justiça do MPCE, Haley Carvalho Filho, e do Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Moacyr Rey Filho, presidente da Comissão de Planejamento Estratégico e da Estratégia Nacional do MP Digital.

Dentre os temas abordados, estão:

  • O Futuro da Justiça Começa Agora: A Revolução da IA Generativa no Ministério Público;
  • Organizações orientadas por inteligência artificial;
  • Educação corporativa como motor de transformação digital;
  • Integração ao Portal de Serviços do CNJ e domicílio judicial eletrônico;
  • Dados como motor da tomada de decisão e inovação;
  • Governança da IA e decisões automatizadas, seguras e auditáveis;
  • O impacto das tecnologias exponenciais nos Ministérios Públicos.

Importância do evento

O Procurador-Geral de Justiça do MPRO, Alexandre Jésus de Queiroz Santiago, destacou a relevância do Enastic para o avanço tecnológico do Ministério Público. “Eventos como este são fundamentais para o compartilhamento de experiências e boas práticas, permitindo que o MPRO acompanhe as inovações tecnológicas e implemente soluções que aprimorem nossa atuação e serviço à sociedade”, afirmou.

Defesa do direito à inovação

A adoção de novas tecnologias no Ministério Público fortalece a eficiência na prestação de serviços à população, garantindo processos mais rápidos e acessíveis. O MPRO segue atuando para modernizar suas ferramentas de trabalho e assegurar que a inovação contribua para a defesa dos direitos da sociedade.

Fonte: MP/RO