AO VIVO
'Renascimento': Idosa de 99 anos solicita 2ª via do RG para 'provar que está viva' em Porto Velho
Francisca de Sousa de Medeiros, de 99 anos, foi uma das atendidas pelos serviços itinerantes do Ministério Público de Rondônia (MP-RO) na capital. O documento é necessário para que ela continue recebendo a aposentadoria.
Aos 99 anos, Francisca de Souza Medeiros aproveitou uma ação itinerante do Ministério Público de Rondônia (MP-RO) para conseguir a 2ª via da Carteira de Identidade. Isso porque ela precisa "provar" para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que está viva e deve continuar recebendo a aposentadoria.
A idosa mora no Ramal Maravilha, comunidade rural que fica do outro lado do Rio Madeira. O documento é um dos exigidos para a Prova de Vida do INSS, uma forma de comprovação de que a pessoa pode continuar recebendo seu benefício previdenciário.
Fracisca foi levada até Porto Velho pela filha, Eva Pereira, que explicou que a mãe já havia tentado agendar a emissão do documento em outras ocasiões, mas não conseguia. Quando ela soube do MP itinerante, aproveitou a oportunidade.
"Já pelejei muito, mas é difícil conseguir. Aqui, com o MP Itinerante, conseguimos tirar a identidade dela", relatou.
A ação do MP-RO facilita o acesso da população a serviços essenciais, especialmente para moradores de áreas distantes. Além da emissão de documentos, atendimentos do Procon, Energisa, e de outros 26 parceiros são disponibilizados para a comunidade durante a ação.
Fonte: G1/RO