Alto Alegre,

AO VIVO

Procon Rondônia auxilia consumidores na negociação de dívidas com mutirão online
Mutirão online vai atender quem tiver dívidas em atraso por meio da plataforma consumidor.gov.br

Publicado 15/03/2021
Atualizado 15/03/2021
A A

O Governo de Rondônia, por meio do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) em Rondônia, realiza no período de 15 a 31 de março o Mutirão Virtual para Renegociação de Dívidas em parceria com o Procons Brasil e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça.

A proposta é para que pessoas possam resolver problemas financeiros e sair da lista de restrições, ou seja, negociar diretamente via internet em caso de débito. O atendimento é totalmente online e gratuito.

O publico alvo é quem tiver dívidas em atraso com as 993 empresas cadastradas na plataforma Consumidor.gov.br. “Estão à disposição do consumidor parcelamentos, acordos, negociação de dívidas para limpar o nome e reconquistar o crédito”, explicou o coordenador estadual do Procon, Ihgor Rego.

O Procon já realizou esse tipo de mutirão de forma presencial, mas devido a pandemia do coronavírus este ano o mutirão acontece online. Para ter acesso às negociações, basta a pessoa fazer o cadastro na plataforma e seguir o passo a passo. O Procon também preparou um vídeo explicando como vai funcionar o mutirão. “Ao escolher a empresa cadastrada, o consumidor acena que quer renegociar a dívida e o Procon Rondônia vai intermediar nessa negociação, caso seja necessário, para que o consumidor consiga quitar a sua dívida e limpar o seu nome, reconquistando crédito junto ao comércio, sem precisar sair de casa”, orienta o coordenador.

Para o fechamento do acordo depende da aceitação das duas partes e o desconto varia dependendo da oferta da empresa credora. Em caso de discordância, o Procon pode intermediar uma contraproposta para resolver a questão. “O mutirão é um canal de diálogo para facilitar esse acordo entre o consumidor e as empresas e resolver as pendências financeiras”, salienta o coordenador.

A plataforma consumidor.gov.br reúne reclamações feitas em todo o Brasil. A região Norte do país concentra o menor índice, 3,7%. Em Rondônia foram feitas no total 15.976 reclamações por meio da plataforma.