ESTAMOS AO VIVO
Governo de RO lança edital para entrega de kits de Equipamentos de Proteção Individual a catadores de recicláveis
O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), lançou o edital que prevê a entrega de dois mil kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para catadores de materiais recicláveis em todo o estado. A ação é fruto de um diagnóstico realizado pela Seas, que apontou a realidade precária enfrentada por esses trabalhadores, muitos dos quais atuam sem qualquer tipo de proteção adequada.
Os kits incluem itens como luvas, botas, calças, camisetas de manga longa, aventais e chapéus com proteção solar, garantindo mais segurança e dignidade no desempenho das atividades diárias desses profissionais. A iniciativa faz parte do projeto Rondônia Recicla, que visa a inclusão produtiva e a valorização do trabalho desenvolvido por quem atua na coleta seletiva.
“Ao identificar as condições de vulnerabilidade desses trabalhadores, demos prioridade a este projeto, pois nosso compromisso é com a dignidade humana e a promoção de políticas públicas que transformem vidas. Esses kits representam o reconhecimento e a valorização do papel que os catadores exercem para com a sociedade e o meio ambiente”, ressaltou o governador de Rondônia, Marcos Rocha.
Para participar, os catadores devem estar registrados em associações formais ou cooperativas. Caso sejam autônomos, precisam fazer parte do Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) como catador de material reciclável. Além disso, é necessário ser maior de 18 anos.
A secretária da Seas, Luana Rocha, afirmou que o projeto representa mais um passo na construção de uma Rondônia cada vez mais inclusiva. “Estamos promovendo a cidadania e garantindo melhores condições de trabalho para quem cuida do nosso estado com tanto zelo e dedicação. Os catadores exercem um papel fundamental na sustentabilidade e no cuidado com o nosso planeta. Portanto, é nosso dever o reconhecer e apoiar essas pessoas com ações concretas como esta”, destacou.
Fonte: Secom - Governo de Rondônia