Alto Alegre,

Estamos ao vivo!

Chuvasintensas persistem em Rondônia e alertam para risco em vários estados
Precipitação contínua eleva preocupações com cheias no estado e coloca outras 19 unidades da federação em alerta.

Publicado Ontem, às 09h
A A
céu
Foto: Junior Moura / RolimNotícias

A quinta-feira (3) é marcada por instabilidade climática em Rondônia, com previsão de mais chuva que deve contribuir para a elevação do nível do Rio Madeira, já em situação de cheia em algumas áreas do estado e no sul do Amazonas. A situação rondoniense reflete um cenário mais amplo, com um alerta emitido pelo órgão nacional de meteorologia para chuvas intensas em um total de 20 estados brasileiros, abrangendo praticamente todo o território nacional.

De acordo com a previsão do tempo, Rondônia deve seguir com tempo quente e instável, com céu nublado e possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas ao longo do dia. A região norte do estado, especialmente nas áreas do Madeira-Mamoré, deve registrar céu variando entre encoberto e nublado, com pancadas de chuva e trovoadas em pontos isolados, o que agrava o momento de cheias. Em outros municípios rondonienses, o dia também começou chuvoso, aumentando o volume de água nos afluentes do Rio Madeira. A situação é ainda influenciada pelas fortes chuvas que atingem a Bolívia, de onde chegam as águas que formam o grande rio.

O órgão nacional de meteorologia emitiu três avisos de intensidade variável, que cobrem principalmente as regiões Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste do país. Os alertas se dividem em:

  • Alerta de perigo potencial (amarelo): Previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos de 40 a 60 km/h. O risco associado é considerado baixo, com possibilidade de cortes de energia elétrica, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas.
  • Alerta de perigo (laranja): Indica chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhada de ventos intensos de 60 a 100 km/h. Neste nível, o risco de cortes de energia, queda de árvores, alagamentos e descargas elétricas é maior.

Diante da previsão de chuva, a Defesa Civil Nacional emitiu recomendações importantes à população das áreas afetadas:

  • Em caso de ventania: Evitar abrigar-se sob árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante as tempestades.
  • Buscar mais informações e auxílio junto à Defesa Civil, através do telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, pelo número 193.

As áreas sob alerta abrangem uma vasta extensão do território nacional, incluindo estados das regiões Norte (Amazonas, Pará, Maranhão, Tocantins, Ceará, Piauí, Amapá, Roraima e Acre), Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás), Sudeste (São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro) e Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). A população dessas regiões deve se manter atenta às atualizações meteorológicas e seguir as orientações das autoridades competentes para garantir a segurança.