Alto Alegre,

Estamos ao vivo!

Bastidores da Câmara de Rolim de Moura: 35 Anos de dedicação ao Legislativo Municipal
Servidor público desde os anos 1980, Joelmir Pereira compartilha histórias inéditas, desafios e transformações vividas dentro do Parlamento Mirim.

Por Redação
Publicado 31/03/2025
A A

Poucas pessoas conhecem com profundidade os bastidores do Legislativo de Rolim de Moura. Mas Joelmir Pereira, conhecido como Miro, acompanhou tudo de perto – desde os tempos do Telex até a digitalização dos gabinetes. Com quase quatro décadas de atuação, ele se tornou uma peça-chave para o funcionamento da Câmara, auxiliando dezenas de vereadores e participando ativamente da construção política do município.

Ao longo de 11 legislaturas e cerca de 200 vereadores, Miro viu o Legislativo municipal nascer, crescer e se adaptar às exigências da democracia moderna. Desde 1990 na Câmara, ele ressalta a importância do trabalho técnico, da imparcialidade e da função nobre que o poder legislativo cumpre perante a sociedade.

“A Câmara é onde deságuam os anseios da população. É o para-choque da política local”, destaca Miro.

Miro explica como, mesmo não sendo eleito, atua como elo entre os vereadores e a técnica legislativa. Ele e a colega Sirlei acumulam responsabilidades que, muitas vezes, seriam atribuídas às assessorias parlamentares.

“A cada quatro anos, os vereadores mudam. Muitos assessores chegam sem experiência legislativa. É aí que entra nosso papel: garantir continuidade, legalidade e bom funcionamento”, afirma.

Um ponto crítico levantado por Miro é a ausência de profissionais técnicos, como engenheiros e arquitetos, na estrutura da Câmara. Segundo ele, isso compromete a capacidade de fiscalização de obras públicas — função constitucional do Legislativo.

“O vereador pode visitar obras, mas sem conhecimento técnico, não pode emitir pareceres. A Câmara precisa ter um engenheiro próprio no organograma”, alerta.

Durante o bate-papo, Miro e Fernando Garcia também abordam a importância de melhorar a acessibilidade nas dependências do poder público e garantir inclusão nas transmissões e sessões legislativas, com profissionais de Libras, arquitetos e adaptações para pessoas com deficiência.

“A Câmara precisa olhar mais para trás. Valorizar quem ajudou a construir Rolim de Moura.”

Com mais de 35 anos de serviço público, Miro fala sobre sua iminente aposentadoria, mas garante que deixa o cargo com a certeza de dever cumprido:

“A função legislativa é nobre. Trabalhei com amor e dedicação. Saio com gratidão e orgulho de ter participado da história do nosso município.”