Alto Alegre,

ESTAMOS AO VIVO

Jipalê realiza ‘Festival Literário’ na Apae

Por Redação
Publicado Hoje, às 11h 06min
A A
Foto: Acervo Jipalê/Divulgação

O Festival Literário de Ji-Paraná acontece na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) em 27 de julho, das 14h às 20h. O evento é promovido pelo Programa Jipalê, contemplado pela Lei Paulo Gustavo, com o apoio da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Fundação Cultura (FCJP). Com uma programação de palestras, o evento tem como tema “A Literatura Cura” e a entrada é gratuita.

Segundo a curadora do projeto Jipalê, Angela Bretas, as expectativas foram mais que superadas e idealizar um projeto dessa magnitude, montar e coordenar tudo sem apoio de equipes, e sem saber se haveria escritores interessados foi um salto no escuro. Ela ressaltou que quando viu a oportunidade de lançar o livro por meio do edital de incentivo à cultura, não pensou duas vezes e concorreu para incentivar os profissionais da região.

Com foco na saúde mental e física, o objetivo do festival é promover a leitura para ser objeto de transformação na sociedade com com o poder da leitura e escrita. Durante o evento, será lançado uma tarde de autógrafos com os escritores independentes e o lançamento oficial do livro “Brava gente brasileira em terras amazônicas”.

Dos 57 coautores que participaram do edital que foi aberto ao público, a maioria nasceu, reside ou residiu em Rondônia. Dentre eles, 22 escritores residem no município de Ji-Paraná, 11 em Porto Velho, três em Seringueiras e dois em Cacoal.

As cidades de Rolim de Moura, Cujubim, Vale do Paraíso, Presidente Médice, São Miguel do Guaporé, Alto Paraíso, Ariquemes e Guajará Mirim estão representadas por um escritor cada. Há ainda escritores do Amapá, Amazonas, Pará e Roraima. Outros residem em Santa Catarina e Estados Unidos (ex-residentes de Ji-Paraná).


Palestrantes convidados

As palestras são “A escrita transforma uma luz na escuridão” com o escritor Mateus Lima, “Saia da sua redoma para alcançar seus objetivos” com a médica Maria de Fátima Lima, “O poder das palavras na prevenção da violência doméstica familiar” com a juíza Luciana Simon de Paula Leite, “A literatura cura” com a escritora Ângela Bretas e “Entre feridas e fabulas: A esperança que se lê” com o conde escritor Fernando Von Noble.

O projeto Jipalê foi um dos projetos contemplados pela lei de fomento e incentivo à cultura pelo governo federal, por meio da Lei Paulo Gustavo em 2024, com o apoio da Prefeitura Municipal de Ji-Paraná e da Fundação Cultural. O projeto é idealizado e coordenado pela escritora, poetisa e produtora cultural Ângela Bretas.

Para mais informações, os interessados podem acessar as redes sociais @jipale_festival_literário, pelo email jipalefestivalliterário@gmail.com ou pelo telefone (69) 9.9242-2295.