Estamos ao vivo!
Foragidos brasileiros são capturados na Bolívia em operação conjunta da SESDEC
A captura dos criminosos foi resultado de um intenso monitoramento realizado pelo NIIF/GEI/SESDEC, que forneceu suporte estratégico para a identificação e localização dos foragidos
Em mais uma exitosa operação de cooperação internacional, agentes do Núcleo Integrado de Inteligência de Fronteira (NIIF), da Gerência de Estratégia e Inteligência da SESDEC, em parceria com a Polícia Boliviana, realizaram a captura e repatriação dos brasileiros Ricardo Fabiano de Lima e Maciel Cavalcante dos Santos, ambos com mandados de prisão em aberto no Brasil. A operação aconteceu na noite de 27 de março, na cidade boliviana de Riberalta, a 90 km da fronteira com Guajará-Mirim.
Monitoramento e ação estratégica
A captura dos criminosos foi resultado de um intenso monitoramento realizado pelo NIIF/GEI/SESDEC, que forneceu suporte estratégico para a identificação e localização dos foragidos. Durante a abordagem feita pela Polícia Boliviana, ambos apresentaram contradições em suas identidades, o que levou à consulta imediata ao núcleo de inteligência brasileiro, confirmando suas fichas criminais.
Os dados levantados indicaram que Ricardo Fabiano de Lima, foragido da justiça de Rondônia, possuía sete mandados de prisão por crimes como furtos, receptação e roubos qualificados praticados na região de Ariquemes, Buritis e adjacências. Já Maciel Cavalcante dos Santos, foragido da justiça do Acre, tinha três mandados de prisão, incluindo condenação por homicídio qualificado, além de crimes relacionados à posse irregular de armas, receptação e violência doméstica, principalmente na região de Plácido de Castro/AC.
Repatriação e cumprimento da pena
Após a identificação, o NIIF articulou junto às autoridades bolivianas a repatriação dos detidos. Com apoio logístico do BPFRON e BOPE, os criminosos foram escoltados até o território brasileiro e encaminhados ao sistema prisional, onde cumprirão suas respectivas penas.
Parceria entre Brasil e Bolívia no combate ao crime transnacional
A exitosa operação reforça a importância da cooperação entre as forças de segurança brasileiras e estrangeiras no combate ao crime organizado transnacional. O NIIF/GEI/SESDEC tem se destacado na articulação de ações estratégicas para a captura de criminosos que utilizam as fronteiras como rota de fuga.
O secretário de segurança de Rondônia, Felipe Vital, destacou a relevância do acordo de cooperação entre Brasil e Bolívia para o sucesso de operações como essa.
“Sem essa parceria, seria praticamente impossível localizar e prender criminosos que fogem para além das nossas fronteiras. A integração entre as forças de segurança dos dois países tem sido essencial para garantir que esses indivíduos sejam capturados e responsabilizados pelos crimes cometidos aqui em Rondônia”, afirmou Felipe Vital.
As forças de segurança seguem monitorando e reforçando as parcerias internacionais para intensificar o combate ao crime e garantir que foragidos sejam responsabilizados por seus atos.
Fonte: Assessoria