AltoAlegreNotícias

AltoAlegreNotícias

Governo RO promove capacitação em manejo de gado leiteiro com foco em tecnologia e sustentabilidade

Publicado Ontem, às 16h

Foto: Rayne A. Freire

Com o compromisso de oferecer assistência técnica cada vez mais qualificada ao produtor rural, o governo de Rondônia promove entre os dias 7 e 11 de julho, um curso de capacitação voltado ao manejo de gado leiteiro. A atividade, de iniciativa da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), é realizada no Centro de Treinamento da Emater (Centrer-RO), em Ouro Preto do Oeste, e reuniu extensionistas de todo o estado, entre médicos veterinários, zootecnistas e técnicos da área.

O curso faz parte do projeto Consultec Leite, voltado à consultoria técnica especializada oferecida pelo governo de Rondônia, por meio da Emater-RO, para fortalecer o desenvolvimento da produção leiteira no estado. Com aulas ministradas pelo zootecnista João Rosseto Ribeiro Junior, a capacitação aborda temas fundamentais da pecuária leiteira, como lactação, reprodução, composição do rebanho, manejo e nutrição animal.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a qualificação técnica dos profissionais prepara o estado para um futuro de mais produtividade, sustentabilidade e geração de renda no campo. “O governo do estado tem trabalhado para impulsionar ações que promovam o avanço do setor agropecuário no estado, transformem a vida dos nossos produtores e fortaleçam a economia rural”, ressaltou.

Durante a abertura, o diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, destacou a importância de manter os profissionais da extensão rural constantemente atualizados para garantir um atendimento eficiente e moderno aos produtores rondonienses. “Capacitar é investir no fortalecimento da agricultura familiar”, frisou.

PRODUÇÃO LEITEIRA

Um dos pontos altos da programação foi a visita técnica à Fazenda Kkau Leite, em Cacaulândia, considerada referência na produção leiteira com tecnologia de ponta. A propriedade trabalha com animais da raça Girolando e utiliza o sistema Compost Barn, alcançando uma produção de 6.800 litros de leite por dia, com média de 29 quilos por vaca. A fazenda demonstra, na prática, como o manejo adequado aliado à inovação pode resultar em alta produtividade com bem-estar animal.

PROGRAMAÇÃO

O encerramento do curso se dará nesta sexta-feira (11), com uma palestra da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) sobre a pecuária de baixo carbono e a apresentação da calculadora desenvolvida para medir e reduzir as emissões de gases de efeito estufa na atividade leiteira, um passo importante rumo à sustentabilidade do setor.

Como instrumento prático de acompanhamento, os técnicos também receberam um caderno de campo da Emater-RO, que ficará com os produtores rurais assistidos, onde serão registradas as informações técnicas das propriedades: número de animais, ordenhas, produção diária, clima, irrigação e demais aspectos que permitirão um diagnóstico mais preciso e um plano de ação eficiente para cada realidade.

A iniciativa reforça o papel da Emater-RO como agente de transformação no campo, garantindo não apenas conhecimento aos profissionais, mas também resultados concretos aos produtores atendidos em todas as regiões de Rondônia.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp: