MPRO participa da abertura da Campanha Estadual “Julho Amarelo” e do lançamento do Guia Nacional para Eliminação das Hepatites Virais
O Ministério Público de Rondônia (MPRO), representado pelo promotor de Justiça Leandro da Costa Gandolfo, participou da abertura da Campanha Estadual “Julho Amarelo 2025” e do lançamento do Guia Nacional para Eliminação das Hepatites Virais, promovido pela Agência de Vigilância Sanitária (Agevisa), nesta sexta-feira (11/7). O guia servirá como uma ferramenta para profissionais de saúde e gestores na implementação de medidas visando à eliminação dessas doenças.
O membro do Parquet agradeceu a presença dos participantes e destacou a importância do evento especialmente para o público leigo, que não compreende o assunto. “É importante partir do básico para que todos tomem ciência e saibam a importância de todos esses dados que estamos falando, desde a vacinação, a profilaxia e até dentro de casa com gestos simples como lavar as mãos, preparar os alimentos e o esclarecimento entre relações humanas para evitar uma contaminação”, ressalta o promotor de Justiça.
Entre as autoridades presentes estavam Arlene Baldez, representando a Agevisa, e na modalidade virtual via Google Meet o Coordenador Geral de Vigilância das Hepatites Virais (Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e IST - Dathi), Mário Peribañez Gonzalez, que lançou o Guia Nacional para Eliminação das Hepatites Virais.
Durante o evento, Deusilene Souza Vieira Dall’Acqua, pesquisadora em saúde pública na Fiocruz Rondônia e responsável pelo Laboratório de Virologia Molecular, ministrou a palestra “Ambulatório das hepatites virais RO e avanços no diagnóstico da hepatite Delta”. Ela também coordena o Projeto Piloto de Implementação do Exame Molecular de Carga Viral para HDV no SUS.
Julho Amarelo
A campanha é dedicada ao combate às hepatites virais, com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. Está alinhada ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho. Instituída pela Lei nº 13.802/2019, a campanha visa mobilizar ações e atividades de conscientização sobre as hepatites virais, focando na prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos.
Fonte: MP/RO