AltoAlegreNotícias

AltoAlegreNotícias

Governo não tem impedimento para receber recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
Recurso é fundamental para as escolas e tem melhorado várias unidades de ensino, com projetos ágeis e de baixo custo

Publicado 07/11/2020

Foto: Alex Nunes e Frank Néry

O Governo de Rondônia recebeu a conclusão da análise da documentação do Conselho Escolar Diva Tereza de Oliveira pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que constatou que o Estado não terá problemas para receber recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) em processos anteriores a 2015.

A ação é referente a uma unidade escolar do município de Pimenta Bueno que, há anos não funciona e teve iniciado o processo 23034.1063/2020-43, que remete a ajustes financeiros e administrativos, podendo interferir no recebimento de recursos de colégios municipais. O processo estava em análise há vários meses no FNDE e durante o encontro, nesta sexta-feira (6) o governador, coronel Marcos Rocha, o presidente do Fundo, Marcelo Lopes da Ponte explicou que o órgão concluiu todo o procedimento. “Preferimos entregar em primeira mão para o governador e afirmar que não há risco de outras unidades municipais perderem os recursos destes processos anteriores a 2015”, informou.

Marcos Rocha destacou que este recurso é fundamental para as escolas e tem melhorado várias unidades de ensino, com projetos ágeis e de baixo custo.

A Escola Ayrton Senna do município de Machadinho d’Oeste também tem uma pendência no órgão por conta do encerramento das suas atividades. Administrativamente, a escola precisa devolver via sistema do FNDE, o valor aproximado de R$ 9 mil, porém o aplicativo limita a R$ 800,00. O presidente Marcelo solicitou que o Governo de Rondônia encaminhe ofício para acelerar a resolução da pendência, bem como da escola indígena Francisco Meireles de Nova Mamoré que apresenta pendência do ano de 2007.

O governador se prontificou a encaminhar todas as solicitações em curto espaço para que as unidades de ensino possam receber seus recursos e dar andamento aos projetos de melhorias.

Também participou da reunião o superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília, Augusto Leonel.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp: