AltoAlegreNotícias

AltoAlegreNotícias

Operações para levar suprimentos às comunidades isoladas atingidas pela seca são intensificadas pelo governo de RO

Publicado Ontem, às 10h
Atualizado Ontem, às 10h

Foto: Arquivo Secom

Mesmo com registros de chuvas em diversas regiões do estado nas últimas semanas, os reflexos da seca intensa que atingiu a Região Norte, incluindo Rondônia, ainda geram transtornos à população, especialmente para aqueles que dependem dos rios para deslocamento. Em continuidade aos trabalhos para minimizar os impactos da estiagem, o governo de Rondônia deu início, na terça-feira (19), a uma nova fase da operação de entrega de suprimentos às comunidades isoladas do Alto e Baixo Madeira. Desde o início das operações, já foram transportados 548,3 quilos de alimentos, água mineral, kits de limpeza e outros itens essenciais para assegurar a saúde e o bem-estar das comunidades atingidas.

Coordenada pelo Comitê Gestor para Adaptação e Enfrentamento às Mudanças Climáticas no Estado de Rondônia, a ação busca garantir o atendimento emergencial às localidades mais afetadas, em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), Defesa Civil Estadual, Executivo Municipal de Porto Velho e empresas privadas.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a ação reafirma o empenho do governo em minimizar os impactos da seca, levando recursos essenciais, voltados para garantir que as comunidades recebam assistência rápida e eficiente, mesmo diante das adversidades.

MAIS ENTREGAS

Nos dias 19 e 20 de novembro, novas entregas serão realizadas por embarcações, atendendo às localidades de Nazaré e Calama. “As operações são planejadas com base nas demandas identificadas pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e pelo Comitê Gestor para Adaptação e Enfrentamento às Mudanças Climáticas no Estado de Rondônia”, explicou o coordenador Estratégico Operacional de Proteção e Defesa Civil, Jaime Fernandes da Silva.

Apesar do avanço das operações, desafios logísticos continuam a ser enfrentados. O acesso por vias terrestres e fluviais segue comprometido devido à redução nos níveis do Rio Madeira. Como resposta, as equipes têm alternado o uso de aeronaves para atender às áreas mais distantes. As aeronaves desempenham um papel fundamental, possibilitando o alcance de comunidades remotas onde o transporte terrestre ou fluvial é inviável. Além disso, a integração entre os diversos órgãos e a logística coordenada são fatores importantes para o sucesso da operação.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp: