Alto Alegre,

ESTAMOS AO VIVO

Pesquisa científica fortalece produção de cacau e impulsiona agricultura familiar em Rondônia

Com o objetivo de fortalecer e modernizar as cadeias produtivas no estado, o governo de Rondônia, por meio da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas, Tecnológicas e à Pesquisa (Fapero), segue avançando com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Cadeias Produtivas (PAP-Cadeias Produtivas). O programa visa financiar projetos de pesquisa e desenvolvimento que tem por objetivo fortalecer e otimizar as cadeias produtivas do estado, promover inovação e ampliar a competitividade, especialmente de projetos ligados à agricultura familiar, inovação, sustentabilidade e competitividade dessas cadeias. 

Com investimento global de R$ 3.369.920 milhões, o programa está apoiando seis projetos estratégicos, cada um com recursos de até R$ 421.240 mil, selecionados por meio do Edital nº 8/2023. Entre as iniciativas financiadas, destaca-se o “Catálogo Digital do Banco Ativo de Germoplasma de Cacau da Ceplac em Rondônia (CATBAG-Cacau)”, que busca preservar a diversidade genética do cacau produzido no estado e fomentar pesquisas inovadoras para o setor.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa reforça o papel estratégico da pesquisa científica para impulsionar o agronegócio sustentável em Rondônia, especialmente em um estado com grande potencial na produção de cacau.

CADEIAS PRODUTIVAS

As cadeias produtivas englobam todas as etapas que vão desde a extração da matéria-prima até a chegada do produto final ao consumidor. Esse conjunto de processos interligados é responsável por agregar valor aos produtos e impulsionar o desenvolvimento econômico. Na agricultura familiar, as cadeias produtivas desempenham papel fundamental na geração de emprego e renda para diversas comunidades em Rondônia. A incorporação de práticas inovadoras e o uso de tecnologias apropriadas têm sido fatores decisivos para aprimorar a eficiência, agregar valor aos produtos e ampliar a competitividade no mercado.

CATBAG-CACAU

Coordenado pelo pesquisador da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Paulo Wadt, o Catálogo Digital do Banco Ativo de Germoplasma de Cacau da Ceplac em Rondônia (CATBAG-Cacau) organiza e disponibiliza informações técnicas sobre as variedades de cacau mantidas no Banco Ativo de Germoplasma (BAG) da Ceplac, localizado na Estação Experimental de Ouro Preto do Oeste.

A proposta prevê a criação de um repositório digital com dados genéticos, fenotípicos e agronômicos, facilitando o acesso para pesquisadores, melhoristas e instituições públicas e privadas.

A iniciativa contribui para programas de melhoramento genético, amplia a rastreabilidade do material conservado e fortalece a produção de cacau em Rondônia, tornando o estado referência nacional no setor.

Com foco no fortalecimento da agricultura familiar, a Fapero está financiando o desenvolvimento de um Catálogo Digital do Banco Ativo de Germoplasma de Cacau da Ceplac por meio do programa PAP-Cadeias Produtivas. Ao preservar a diversidade genética, sistematizar informações técnicas e apoiar o uso qualificado do germoplasma, o projeto dialoga diretamente com os objetivos do PAP-Cadeias Produtivas e com as diretrizes de inovação e sustentabilidade do governo estadual.

O presidente da Fapero, Paulo Renato Haddad, enfatizou a ligação entre a produção agrícola e o avanço da ciência. “O fortalecimento das cadeias produtivas está diretamente ligado ao avanço da ciência. Financiamentos como esse impulsionam setores estratégicos, como o cacau, e reafirmam o compromisso da Fapero em ser agente de fomento à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico e científico em Rondônia.”