AO VIVO
Animais vítimas de queimadas são resgatados em Vilhena
Multas por queimadas podem ultrapassar R$ 13 mil.
Animais vítimas de queimadas estão sendo resgatados em Vilhena (RO), na região do Cone Sul. Nas últimas semanas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) registrou o resgate de três cobras e dois ninhos de corujas. Após receberem cuidados, os bichos são devolvidos à natureza.
Os animais são resgatados pelo Corpo de Bombeiros ou por agentes da Semma. Depois disso, os bichos ficam sob os cuidados da secretaria de meio ambiente, até estarem prontos para voltar ao habitat natural.
“Uma cascavel foi resgatada pelos bombeiros próxima do aeroporto, depois de uma grande queimada na região e uma jiboia chegou a ser chamuscada pelo fogo em outra queimada”, explica a secretária da Semma, Marcela Almeida.
Em outra ocasião, através de denúncia, os agentes da Semma conseguiram salvar dois ninhos de coruja em uma queimada urbana. “O incêndio iria atingir os filhotes, mas conseguimos evitar que chegasse aos ninhos”, relata Marcela.
Com o aumento das queimadas nessa época de estiagem, os animais fogem para a cidade. O biólogo Thiago Baldine enfatiza que, ao encontrar animais silvestres, as pessoas não devem capturar os bichos e nem machucá-los.
“As pessoas não devem se aproximar, pois há risco de acidente grave. Elas devem monitorar os animais e chamar os órgãos de resgate”, enfatiza.
As denúncias sobre incêndios podem ser feitas à Semma, pelo telefone (69) 3321- 4084 ou ao Corpo de Bombeiros, através do telefone 193. Em Vilhena, a multa por queimadas pode ultrapassar R$ 13 mil.