Alto Alegre,

ESTAMOS AO VIVO

OPERAÇÃO STOL: Apreensões milionárias envolvem aviões, carrões e mansão em condomínio de luxo
Polícia Federal divulga imagens e detalhes da Operação STOL contra tráfico aéreo de drogas

Por Redação
Publicado Há 2 h
A A
Foto: Divulgação

A Polícia Federal divulgou imagens das apreensões e dos flagrantes que deram origem à atual fase da Operação STOL, deflagrada nesta terça-feira (16/12), com foco no combate ao tráfico interestadual de drogas realizado por meio do transporte aéreo. A ação teve como principal objetivo desarticular uma organização criminosa especializada no uso de aeronaves de pequeno porte para o deslocamento de grandes cargas de entorpecentes entre estados.

Aviões, carros de luxo, e mansão em condomínio nobre são algumas das apreensões feitas pela PF durante os cumprimentos de mandados judiciais em Porto Velho. Um dos aviões foi incendiado durante o flagrante com carregamento de droga. Carro recheado de droga também está entre os resultados obtidos pelos policiais. Um Mustang que é um icônico carro esportivo da Ford, famoso por seu desempenho e design, com a versão mais recente no Brasil sendo o Mustang Dark Horse.

Durante a operação, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão nos municípios de Porto Velho (RO), Campinas (SP), Itaituba (PA), Santarém (PA) e Sinop (MT). Todas as ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara de Garantias do Tribunal de Justiça de Rondônia.
 
As investigações apontam que o grupo atuava de forma estruturada, contando com pilotos diretamente envolvidos no transporte das drogas, além de integrantes responsáveis pelo suporte logístico, financeiro e operacional do esquema criminoso. As cargas ilícitas eram transportadas principalmente em avionetas, aproveitando rotas aéreas clandestinas para dificultar a fiscalização.
 
No decorrer das apurações, a Polícia Federal vinculou à organização três grandes apreensões de drogas: cerca de 430 quilos em Humaitá (AM), aproximadamente 22 quilos em Lábrea (AM) — remanescentes de uma carga após a queima de uma aeronave — e outros 480 quilos em Machadinho d’Oeste (RO).
 
Além das prisões, a operação resultou no sequestro de bens de alto valor, como imóveis em condomínios de luxo, veículos de alto padrão e aeronaves. A medida busca descapitalizar o grupo criminoso e interromper o financiamento das atividades ilícitas. Os investigados poderão responder por tráfico interestadual de drogas, associação criminosa, lavagem de dinheiro e outros crimes relacionados.

 

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Fonte: rondoniaovivo