Alto Alegre,

ESTAMOS AO VIVO

Inscrições para cursos profissionalizantes em Extrema e Jaci-Paraná encerram nesta quinta-feira, 3

Publicado Hoje, às 12h 33min
A A

A expansão do ensino profissionalizante em Rondônia está contemplando moradores de distritos de Porto Velho com mais oportunidades de se qualificarem profissionalmente. Nesse sentido, o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) está com inscrições abertas até quinta-feira (3), para cursos presenciais em Jaci-Paraná e Extrema. Para se inscrever, o  candidato deve acessar os links disponibilizados no site da instituição, para os cursos em Jaci-Paraná e para os cursos em Extrema.

Em Jaci-Paraná, as aulas serão ministradas na Escola Municipal Vicente Rondon, enquanto em Extrema acontecerão na Escola Estadual Jaime Peixoto de Alencar. Os cursos ofertados são nas áreas de gestão e negócios, com escolaridade mínima exigida do ensino fundamental incompleto. A idade mínima necessária para se matricular é 15 anos, beneficiando dessa forma jovens que estão buscando o primeiro emprego ou que planejam abrir o próprio negócio.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que a ampliação da qualificação da mão de obra nos distritos de Porto Velho integra a estratégia da gestão estadual em levar formação profissional para localidades de difícil acesso ao ensino profissionalizante. “O governo do estado tem como meta qualificar a mão de obra em todas as regiões do estado, inclusive em comunidades remotas com foco no desenvolvimento econômico e social”, salientou.

Na zona urbana da Capital, o ensino profissionalizante também se expande. O Idep oferta cursos na sua sede localizada na Avenida Tiradentes, Setor Industrial; e nos polos Orlando Freire; e Flora Calheiros. A moradora do Bairro Aponiã, em Porto Velho, Edvânia Silva Nascimento, de 40 anos, faz o Curso Técnico em Secretaria Escolar porque enxergou nessa função novas oportunidades. “Eu trabalhava como vendedora de confecções e decidi focar no setor educacional porque tem muitas chances de crescimento”, disse.

Segundo a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, a ampliação na oferta de cursos motiva os trabalhadores a optarem pela reconversão profissional, ou seja, a mudança do foco da carreira. “Por ser uma modalidade que contempla diversas faixas etárias, a educação profissional beneficia quem está ingressando no mercado de trabalho e quem já está atuando”, frisou.

CURSOS OFERTADOS

Extrema

  • Empreendedorismo
  • Relações Interpessoais

Jaci-Paraná

  • Atendimento ao Público
  • Auxiliar Administrativo