Alto Alegre,

Estamos ao vivo!

Entrega de mais de 400 kits profissionais confirma transformação de vidas pelo programa Vencer do governo de RO

Publicado Ontem, às 08h
Atualizado Ontem, às 08h
A A

Desempregado, casado e pai de cinco filhos, Jeferson Luiz Lopes viu no programa estadual Vencer a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e nova qualificação profissional no curso de Eletricista de Redes de Distribuição de Energia Elétrica, e agora está na lista de espera do processo seletivo de uma concessionária de energia. Enquanto isso, Andressa Cristina, solteira, fez o curso de Maquiagem, já começou a trabalhar em domicílio e planeja empreender montando um estúdio; e Carlos Alexandre, concluinte do curso de Operador de Computador, disse ser grato a Deus e ao programa pois estava desempregado e com um quadro de depressão, que foi revertido a partir da convivência com novos colegas e o curso que lhe deu um “norte”, tornando-se uma ferramenta a mais para poder ingressar no mercado de trabalho e ter melhor qualidade de vida  com a família.

Estes foram alguns dos relatos feitos na noite da terça-feira (18), quando o governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), entregou kits profissionais para os 493 concluintes de 13 cursos do programa Vencer, em Porto Velho. A solenidade, realizada no Teatro Palácio das Artes, contou com a presença do governador de Rondônia, Marcos Rocha; da secretária da Seas, Luana Rocha; representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), instituições responsáveis pela ministração das aulas; além dos concluintes e respectivos familiares.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância do momento, citando o auxílio mensal de R$ 200 concedido durante um ano, e o kit profissional entregue após a conclusão do curso, como ferramentas que impulsionam a abertura de oportunidades de emprego, por incentivar os participantes e dar condições para concorrerem a uma vaga, ao mesmo tempo que oferece mão de obra qualificada ao mercado do trabalho. “Não é à toa que Rondônia é hoje o estado que mais emprega no país, registrando apenas 2.1% de desemprego”, afirmou, completando que os programas e ações de governo representam a devolução dos recursos arrecadados com os impostos, transformados em benefícios para a população.

Conforme a secretária da Seas, Luana Rocha, o investimento do governo com a compra dos materiais e equipamentos para essa entrega foi de R$ 468.259,04. A entrega dos kits foi um momento importante por encerrar o primeiro ciclo do programa Vencer, que começou com o lançamento em janeiro do ano passado, e mais um ciclo de aprendizagem para os participantes, que têm a vida transformada para melhor. “Estamos aqui muito alegres, principalmente porque uma grande parcela dos concluintes dos cursos já está empregada ou empreendendo, o que significa redução na taxa de desemprego em Rondônia e melhor qualidade de vida”, pontuou.

A secretária adiantou que a abertura das inscrições para a etapa 2025 está prevista para o mês de março e complementou que se encontra em planejamento a expansão para outros municípios do estado ainda neste ano, uma vez que na primeira etapa, que funcionou como plano piloto, foram contemplados apenas 10 polos regionais: Porto Velho, Guajará-Mirim, Ariquemes, Cacoal, Costa Marques, Jaru, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Nova Brasilândia e Vilhena, com a oferta de 45 cursos em 13 eixos.

Composição dos kits por profissão:

  • Mestre de obras: 49 alunos receberam 1 bolsa para ferramentas, óculos de proteção, 1 serra mármore com disco, 1 furadeira de impacto profissional e 1 maleta com acessórios.
  • Cabeleireiro: 18 alunos receberam 1 escova de cabelo profissional, 1 secador de cabelo profissional, 1 maleta mochila organizadora com divisórias removíveis, 3 tesouras de cabeleireiro profissional, 1 navalha e 1 chapinha de cabelo.
  • Manicure e pedicure: 25 alunos receberam 1 autoclave estufa esterilizante para alicates, 6 alicates de cutícula, 1 maleta mochila organizadora com divisórias removíveis, 1 cirandinha (cadeira para manicure com mesa, gaveta e rodinhas, 10 espátulas dupla empurrador e estufa para unha em gel.
  • Maquiador: 26 alunos receberam 1 maca portátil (maleta), 1 conjunto de 4 pinças para designer de sobrancelhas e 1 maleta mochila organizadora com divisórias removíveis.
  • Eletricista de redes de distribuição de energia elétrica/Eletricista industrial: 70 alunos receberam 1 multímetro digital, 1 alicate amperímetro, 1 chave teste detector de tensão, 1 jogo completo de ferramentas de eletricista com maleta, 1 cinto de ferramentas para eletricista, 1 bolsa para ferramentas e 1 óculos de proteção.
  • Mecânico de veículos leves/Mecânico de motocicleta/Mecânico de manutenção de motores a diesel: 108 alunos receberam 1 bolsa para ferramentas, 1 óculos de proteção e 1 jogo completo de ferramentas mecânicas com maleta.
  • Costureiro industrial do vestuário: 103 alunos receberam 1 máquina de costura e 1 máquina de costura semi-industrial.
  • Assistente de logística/Assistente financeiro/Operador de computador: 94 alunos receberam 1 tablet.