Alto Alegre,

Estamos ao vivo!

Atividades educativas de trânsito são promovidas em aniversário dos municípios de Campo Novo de Rondônia e Itapuã do Oeste

Publicado 17/02/2025
Atualizado 17/02/2025
A A

Com o intuito de promover a educação de trânsito por meio da oferta de serviços à comunidade, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) participou da comemoração de aniversário dos municípios de Campo Novo de Rondônia e Itapuã do Oeste. As festividades ocorreram no sábado (15) e no domingo (16). Com um ambiente educativo, a Escola Pública de Trânsito (EPTran) levou às comunidades, orientações sobre comportamentos seguros no trânsito através de jogos educativos, dinâmica de sequência lógica, dominó do trânsito, lona pedagógica, jogo da memória e arte na pele.

Além das atividades educativas, as crianças puderam participar de desenhos para colorir com a temática de segurança viária, reforçando a importância de comportamentos responsáveis no trânsito. As ações da EPTran estão fundamentadas na Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 1.014, cuja mensagem é “Desacelera. Seu bem maior é a vida”, priorizando a segurança para salvar vidas no trânsito”.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os investimentos em educação no trânsito são fundamentais para salvar vidas, em especial quando a atividade atende crianças, formando condutores mais conscientes. “Ao mostrar às crianças que comportamentos seguros salvam vidas, elas transmitirão a mensagem aos pais, cobrando o respeito para com as leis de trânsito, e garantindo mais segurança viária”, evidenciou.

De acordo com o diretor da EPTran, Fábio Duarte, as atividades foram organizadas pelos servidores das Regionais do Detran de Campo Novo de Rondônia, em parceria com as equipes de Buritis e Monte Negro, e em Itapuã do Oeste; além dos servidores do município, a ação contou com o apoio de educadores de Porto Velho.

“A participação do grande público nas atividades educativas ofertadas pelo Detran-RO sensibilizam a população de forma descontraída a se tornarem pedestres, ciclistas ou condutores responsáveis, prevenindo sinistros de trânsito e formando cidadãos responsáveis”, frisou o diretor da EPTran.

O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha ressaltou que, “as ações educativas também aproximam a comunidade da Autarquia, demonstrando que a segurança no trânsito é um compromisso para salvar vidas.”

Foto: Miro Costa
Foto: Miro Costa