AO VIVO
Relatório da Operação Verde Rondônia mostra avanços do governo do estado na preservação do meio ambiente
A Operação Verde Rondônia 2024 (OVR), conduzida pelo governo do estado por meio do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), em parceria com diversos órgãos federais, estaduais de controle e instituições ambientais, alcançou resultados expressivos no combate ao desmatamento ilegal visando a preservação dos recursos naturais e promoção da sustentabilidade no estado.
A OVR iniciou em junho e encerrou em novembro cumprindo o Plano de Operações para temporada de incêndios (POTIF) traçado ainda em 2023. Ao longo de 2024, foram realizadas no total 26.071 ações preventivas, 5.177 incêndios florestais foram combatidos, 449 animais foram encontrados mortos e 231 capturados, além de 133 multas aplicadas resultando em R$ 460.219.033,00 (quatrocentos e sessenta milhões, duzentos e dezenove mil e trinta e três reais).
TECNOLOGIA
Um dos diferenciais da Operação Verde Rondônia 2024 foi o uso de tecnologia avançada, que permitiu as forças de segurança uma análise mais precisa e estratégica das áreas prioritárias de fiscalização.
De acordo com o secretário de Estado de Segurança Pública, Felipe Vital, com o uso de satélites de monitoramento em tempo real e drones equipados com sensores térmicos, os agentes conseguiram identificar áreas de desmatamento em estágio inicial, agindo de forma preventiva e reduzindo os impactos ambientais.
Além das 17 unidades operacionais do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, as forças de segurança atuaram também em 14 bases avançadas em todo o estado e nas áreas de atuação da Operação Temporã 1, no Parque Estadual Guajará-Mirim (PEGM) e Temporã 2, na Estação Ecológica Soldado da Borracha, nos municípios de Porto Velho e Cujubim.
INTEGRAÇÃO
Os resultados da OVR foram apresentados pelo sub comandante do CBMRO, Cel. BM Andrey Vinícius Ribeiro Vaz, aos representantes dos órgãos que integram o Comitê de Condições Climáticas, durante reunião na Sala de Situação do Comando Geral do Corpo de Bombeiros. “Conseguimos atingir nossos objetivos graças ao esforço conjunto entre as forças de segurança, os órgãos de controle como o Ministério Público do Estado (MPRO) e Tribunal de Contas do Estado (TCE). Todos com um só objetivo fortalecer a proteção das florestas de Rondônia e garantir a aplicação das leis ambientais”, pontuou.
POTIF 2025
Também foi apresentado na reunião o Plano de Operações da Temporada de Incêndios Florestais (POTIF) 2025 que prevê a ativação de 15 bases avançadas nas localidades mais remotas do estado, onde não há a presença de quartéis, mas que necessitam de monitoramento e resposta rápida em caso de incêndio. “As bases, estrategicamente localizadas, permitirão uma maior capilaridade na atuação das equipes de combate a incêndios, oferecendo mais agilidade na resposta às emergências”, ressaltou o subcomandante.
Fonte: Secom – Governo de Rondônia