AO VIVO
Policiais salvam presidiário de ser morto dentro da cadeia em MT
Detento havia levado "salve" em dois dias
Um presidiário da Penitenciária Estadual Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira, conhecida como "Ferrugem", em Sinop (500 km de Cuiabá), sofreu dois "salves" - sessões de tortura e espancamento praticadas por faccionados - dentro da cadeia. Nesta quinta-feira (5), o detento, de 32 anos, seria levado ao tribunal do crime, onde receberia sua sentença de morte.
O "julgamento" foi interrompido após uma ação de policiais penais. Conforme apurado, na manhã desta quinta, durante a operação Tolerância Zero do Governo do Estado, os reeducandos do Raio 6 foram deslocados para a quadra de esportes da unidade, onde seriam submetidos a um procedimento de revista pessoal.
Durante a ação, os agentes identificaram que um preso estava ferido. Ele foi separado dos demais para averiguação.
Em entrevista com o Núcleo de Inteligência, o detento informou que havia levado um "salve" no último domingo (1°), durante o banho de sol, e outro na quarta (4), na cela. Contou ainda que, nesta quinta, foi decretada sua morte. Após o relato, quatro presos suspeitos de envolvimento nos "salves" foram ouvidos, e o caso encontra-se sob investigação.
Tolerância Zero
A Operação Tolerância Zero ao Crime Organizado, realizada nesta quinta-feira (5), com buscas simultâneas nas 41 unidades prisionais do Estado, resultou na apreensão de centenas de aparelhos eletrônicos, entre eles 170 celulares e 56 chips, além de drogas, e na prisão em flagrante de um policial penal.
Foram apreendidos 49 carregadores, 35 armas artesanais (feitas com pedaços de ferro e madeira), 30 fones de ouvido e uma máquina de tatuar, entre outros produtos ilícitos, além de 400 gramas de porções de maconha e cocaína, e 404 pequenas porções de drogas embaladas individualmente.
Fonte: folhamax