Alto Alegre,

AO VIVO

Oficinas fortalecem técnicas e habilidades nas áreas ambiental e de regularização fundiária

Publicado 04/11/2024
A A

Com o objetivo de fortalecer as capacidades para enfrentar os desafios da gestão pública em áreas estratégicas e complexas, servidores do estado estão participando de oficinas presenciais voltadas à elaboração de planos de ação nas áreas ambiental e de regularização fundiária. A iniciativa, promovida pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), teve início na sexta-feira (1º) e segue até 10 de dezembro, com atividades realizadas, na Escola Superior de Contas (Escon), na Capital.

As oficinas contam com a participação dos servidores da Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat), e representantes de outras instituições, como a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), forças de segurança do estado, Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO) e do próprio TCE-RO. Essa abordagem interinstitucional permite um ambiente de colaboração entre diferentes órgãos, facilitando o compartilhamento de experiências e procura por soluções mais eficazes e integradas às questões ambientais e fundiárias.

O secretário da Sepat, David Inácio, destacou a relevância do apoio do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, na qualificação dos servidores que atuam na área ambiental e fundiária. “O desenvolvimento dessas habilidades específicas impactará a formulação de políticas públicas, promovendo melhorias na gestão e execução de programas voltados à sustentabilidade e regularização de terras; temas prioritários para o desenvolvimento do estado.”

Na abertura do evento, o conselheiro do TCE-RO, Jailson Viana, ressaltou a importância da união dos órgãos envolvidos para discutir os focos que envolvem o desenvolvimento sustentável e a regularização fundiária. “A sustentabilidade é um dos pilares que orientam a criação de políticas públicas, pois lida com a preservação ambiental e a garantia de direitos fundiários, ambos fundamentais ao crescimento equilibrado de Rondônia.”

As oficinas visam aprimorar técnicas e habilidades essenciais para que os agentes públicos consigam elaborar planos de ação mais eficazes, além de entender as causas e propor soluções para os desafios nas áreas ambientais e fundiárias. A capacitação é vista como um passo fundamental para promover avanços significativos na gestão pública, e assegurar que Rondônia continue a progredir de forma sustentável, com políticas sólidas e bem estruturadas.