Alto Alegre,

Rondonistas se deslocam para a realização da Operação “Sentinelas Avançadas II”, em 12 municípios

Publicado 15/07/2024
A A

O tão esperado momento de deslocamento para os municípios aconteceu na manhã deste sábado (13) para os 252 rondonistas, que participam da Operação “Sentinelas Avançadas II”, do Projeto Rondon. Eles irão para 12 cidades do estado desenvolver atividades gratuitas em prol das comunidade. A cerimonia de abertura da operação aconteceu na sexta-feira (12), em Porto Velho.

A iniciativa é do governo federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, e a execução das ações em Rondônia conta com a parceria do governo do estado e de municípios. O secretário subchefe da Casa Militar, coronel PM Alexandre Gonçalves Viana, destacou que o projeto é muito importante para promoção da cidadania e bem-estar social e recebe apoio logístico da Casa Militar.

‘‘O governo do estado tem dado total apoio à operação “Sentinelas Avançadas II. Temos em nosso estado o nome em homenagem a Rondon, esse aguerrido marechal que também dá nome ao projeto, cuja história de vida se confunde com a história do nosso estado. E, foi em Rondônia a primeira edição do Projeto Rondon, contribuindo para bem-estar social. Desejamos que seja mais uma missão de sucesso”, disse.

O coordenador-geral do Projeto Rondon, coronel Carlos André Levy, destacou que, o Ministério da Defesa está empenhado em promover a consciência cidadã dos participantes e ao mesmo tempo as comunidades serão beneficiadas com o que há de mais moderno sendo ensinado nas universidades.

Ele explicou que neste sábado, o grupo irá se apresentar aos prefeitos e secretários dos municípios onde acontecerão as ações, e no domingo, começarão às atividades. “Durante duas semanas, os rondonistas farão palestra e oficinas voltadas para as comunidades e o funcionalismo municipal.”

O projeto atua com precisão nas necessidades de cada município.”Inicialmente os professores conhecem a realidade dos municípios, o que chamamos de viagem precursora, então agora, nesta etapa , quando os universitários chegarem nesses locais já sabem as necessidades de cada comunidade e vão aplicar conhecimento para atender o que necessitam”, afirma.

ESTRUTURA

Os participantes da operação são de 24 Instituições de Ensino Superior (IES), dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Sergipe, Mato Grosso, Bahia e Goiás.

Eles se deslocaram para os municípios em ônibus disponibilizados pelo governo de Rondônia, e ficarão alojados em espaços disponibilizados pelos municípios.

As equipes desenvolverão atividades nas áreas de Cultura, Direitos Humanos, Justiça, Educação, Saúde, Comunicação, Tecnologia, Produção, Meio Ambiente e Trabalho.

Estarão presentes nos municípios de Alto Paraíso, Cacaulândia, Cujubim, Espigão d’oeste, Governador Jorge Teixeira, Machadinho do Oeste, Ministro Andreazza, Mirante da Serra, Nova União, Rio Crespo, Theobroma e Vale do Anari.

Foto: Fábio Silva