Alto Alegre,

AO VIVO

ExpoTurismo Rondônia 2024 proporciona ambiente para atividades de cursos profissionalizantes

Publicado 08/07/2024
A A
Foto: João Albuquerque e Acervo da Secom

A ExporTurismo Rondônia 2024, realizada de 4 a 6 de julho pelo governo do estado, no Centro de Eventos Soraia Vilela, do Serviço Social da Indústria (Sesi), em Porto Velho, serviu de ambiente para a realização de tarefas escolares de alunos do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep). Um grupo de 105 alunos, de diferentes cursos da instituição de ensino profissionalizante, visitou o local acompanhado de seis professores instrutores e três supervisores para realizar atividades extraclasse.

O evento, que contou com  noventa estandes, foi coordenado pela Superintendência Estadual de Turismo (Setur) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio-RO).

SENSIBILIZAÇÃO TURÍSTICA

Cada curso do Idep, que participou da 1ª ExpoTurismo, executou tarefas conforme o respectivo conteúdo programático. A turma do curso de Primeiros Socorros, por exemplo, avaliou quais medidas deveriam ser tomadas para o atendimento em caso de emergência; enquanto os estudantes do curso Recepção de Eventos acompanharam como funcionava a recepção.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a presença de alunos do Idep na 1ª ExpoTurismo Rondônia fortalece a estratégia da gestão estadual em fomentar o setor turístico, tendo em vista a necessidade de sensibilizar a sociedade para a importância desse segmento econômico.

“Foi fundamental a participação dos estudantes nesse momento histórico para o turismo rondoniense, porque o governo de Rondônia, além de deixar seu legado em um setor tão importante, motiva as novas gerações a aproveitarem as oportunidades que surgem com o fortalecimento da atividade turística”, evidenciou.

Anna Paula Silva Eduardo, 19 anos, aluna do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática enalteceu a participação da sua turma na exposição, que contou com workshops, talk shows (programas de entrevistas), palestras sobre pesca esportiva, concursos, premiações, apresentações culturais, entre outras atrações.

“Tivemos uma experiência produtiva porque além de conhecer a estrutura de um grande evento, houve um novo aprendizado”, testemunhou a estudante, cuja equipe ficou responsável por realizar um trabalho escolar sobre Tecnologia da Informação na ExpoTurismo, que segundo os organizadores, teve um público de mais de 10 mil visitantes.

MERCADO DE TRABALHO

De acordo com a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, a atividade extraclasse seguiu a tendência da educação profissional, tendo em vista que uma das características dessa modalidade educacional é o ensino prático, focado na realidade das demandas do mercado de trabalho.

“Essa visita dos alunos a um evento tão bem organizado representa incentivo para a educação profissional, porque, além de contemplar cursos de diferentes áreas, incentiva a formação para ocupações voltadas ao setor turístico”, reconheceu.

COMISSÃO DE TURISMO

Capacitação profissional para a cadeia produtiva do turismo também foi destacada durante o evento, pelo deputado federal do Paraná Paulo Litro. O parlamentar participou da solenidade de abertura, na condição de presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados.

“É importantíssimo que se tenha mão de obra qualificada para atender os turistas, sejam eles brasileiros sejam estrangeiros, porque uma das maiores dificuldades que o Brasil tem hoje é receber os visitantes de outros países”, destacou o congressista, acrescentando que, a ExpoTurismo é uma excelente iniciativa por incentivar o avanço da região Norte no turismo nacional.

Foto: João Albuquerque e Acervo da Secom
Foto: João Albuquerque e Acervo da Secom