AO VIVO
Janete Almeida: Produtora de Café em Ariquemes e Campeã na 11ª Rondônia Rural Show Internacional
A 11ª edição da Rondônia Rural Show Internacional foi palco para muitas histórias de sucesso e inspiração. Entre elas, destaca-se a trajetória de Janete Almeida, produtora de café em Ariquemes, que se sagrou campeã regional na categoria Florada Premiada.
Janete Almeida, além de produtora de café, é uma verdadeira empreendedora no setor da cafeicultura. Ela compartilhou conosco, durante uma entrevista no Podcast RuralCast Show, os desafios e as recompensas de trabalhar com um café especial. "É muito gratificante, mas também há um processo", disse Janete, referindo-se aos cuidados necessários para produzir um café de alta qualidade.
O café de Janete passa por um rigoroso processo, desde a colheita seletiva dos grãos maduros, passando pela lavagem, fermentação, até a secagem em terreiro suspenso. Esse cuidado todo foi reconhecido no concurso Florada Premiada, voltado para mulheres na cafeicultura, onde Janete se destacou.
Janete também destacou a importância do apoio institucional, especialmente da Emater e do Senar, que fornecem assistência técnica e incentivam a participação em concursos. Foi um técnico da Emater que a encorajou a participar do concurso Florada Premiada, resultando na vitória que ela tanto celebra.
Além da premiação, Janete aproveita sua posição para inspirar outras mulheres da região a empreenderem. "Eu espero que, através de mim, outras mulheres também possam empreender", afirmou. Ela enfatiza que qualquer produção, seja café, cacau, verduras ou até criação de animais, pode ser valorizada e transformada em um negócio de sucesso.
Janete e sua família são responsáveis por todo o processo de produção e comercialização do café, o que garante a qualidade do produto final. Com o selo de qualidade PROVE, seu café agora pode ser vendido nos mercados locais e, eventualmente, em outras regiões do estado.
A história de Janete é um exemplo de como a determinação e o apoio correto podem transformar uma pequena produção em uma referência de qualidade e empreendedorismo. A expectativa é que, com o tempo, o café Alto do Canaã alcance ainda mais mercados e continue a levar o nome de Ariquemes para outros cantos de Rondônia e do Brasil.
Fonte: Ji-Paraná Notícias