AO VIVO
Exposição em São Paulo retrata modo de vida e cultura dos guarani
Mostra está em cartaz no Museu das Culturas Indígenas
O Museu das Culturas Indígenas, na capital paulista, está com a exposição Hendu Porã’rã, Escutar com o Corpo aberta, oportunidade para se aprender mais sobre o modo de viver dos guarani. A mostra abrange desenhos, vídeos, fotografias, documentos e objetos que traduzem a cultura desses povos.
A expressão hendu porã’rã é usada pelo povo guarani para descrever o “escutar com o corpo”, já que o entendimento que existe é o de que o corpo é o meio pelo qual se assimila o que está no mundo, e o diálogo permanece no centro de suas vivências. Para escolher as obras e peças que iriam compor a exposição, houve um processo coletivo e participativo. O processo de seleção foi feito em cocuradoria, por Sandra Benites, Márcio Vera Mirim, Sônia Ara Mirim e Tamikuã Txihi.
Um dos aspectos tidos como fundamentais para os guarani e que aparecem na exposição são os sonhos. A mostra também aborda a relação com os alimentos como o milho e a erva-mate, a dança e sua percepção em torno do conceito de tempo.
A presença dos guarani se faz perceber por meio de uma instalação no museu, não somente por meio de recursos visuais, mas também sonoros, como conhecimentos transmitidos pela oralidade e cantos de mestres. Nesse contexto, para ter um contato melhor, o público é convidado a se sentar em um banco usado em rituais, chamado de tenda’i.
Serviço
- Exposição Hendu Porã’rã, Escutar com o Corpo
- Museu das Culturas Indígenas | Rua Dona Germaine Burchard, 451 – Água Branca
- De terça a domingo, das 9h às 18h
- Às quintas-feiras, horário estendido até as 20h
- Dia 31/12: museu aberto até as 13h
- Dia 1º/1: museu fechado
- Ingressos disponíveis no site https://museudasculturasindigenas.org.br/
Fonte: Agência Brasil