Alto Alegre,

Alex Morie Revela Segredos da Compra e Venda de Café na 10ª Rural Show Internacional de Ji-Paraná
Entrevista exclusiva com Alex Morie, o palestrante e proprietário da Cafeteria 'Existe um Lugar', expõe o universo do café.

Por Redação
Publicado 24/05/2023
A A
FOTO: Ji-Paraná Notícias

Na 10ª Rural Show Internacional em Ji-Paraná, Alex Morie, o proprietário da famosa cafeteria 'Existe um Lugar' em Macaé RJ e palestrante conhecido na cena do café, revela os segredos da compra e venda deste grão tão precioso.

“Muita gente pensa que café é tudo igual e é simples. E não é," comenta Alex, "Existe algumas técnicas e dicas para diferenciar um café de qualidade por um de baixa qualidade e aqueles um pouquinho melhor, que às vezes se vendem como café especial e não são.”

Alex esclarece que um café especial é aquele que atinge o nível máximo de qualidade em uma escala nacional que pontua até 100. Um café especial deve estar acima de 80 pontos. “O café especial não se compara com o tradicional,” ele afirma, indicando que o café tradicional está apenas em torno de 35 a 40 pontos.

Além disso, Morie enfatiza que o café especial não tem marca, mas tem nome e sobrenome - o nome do produtor. “Quando você vê um rótulo que consta ali o nome de quem produz, de onde produz, qual variedade, isso já é um passo para ser um café de uma qualidade boa.”

Convidado a retornar ao evento no próximo ano, Morie está ansioso para compartilhar mais conhecimento e ajudar os participantes a aprimorar suas habilidades de avaliação de café. Como ele aponta, "cada café é um filho de alguém." O objetivo de Morie é ajudar os outros a apreciar plenamente o valor e o sabor de cada xícara de café.