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Essenciais no controle e participação da sociedade nas ações do Poder Executivo, ouvidores comemoram Dia Nacional do Ouvidor
Importância do trabalho desenvolvido por cada ouvidor foi destacada

Publicado 16/03/2022
Atualizado 16/03/2022
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Com serviço aberto ao cidadão para receber suas reivindicações, denúncias, sugestões e também elogios, a Ouvidoria Geral do Estado de Rondônia (OGE) é um espaço que funciona como uma ponte entre o cidadão e o Governo. Na manhã desta quarta-feira (16), foi realizado um encontro com ouvidores de vários municípios do Estado para comemorar o Dia Nacional do Ouvidor, valorizar e demonstrar a importância do Ouvidor na sociedade, que atende o cidadão e usa das manifestações como uma ferramenta de gestão.

A ouvidora-geral do Estado de Rondônia, Etelvina da Costa Rocha, deu início ao encontro e salientou a importância do trabalho desenvolvido por cada ouvidor.

“Garantir voz e vez é uma das nossas maiores missões. Somente assim possibilitamos a solução de problemas. Vale ressaltar a evolução das ouvidorias em âmbito estadual e municipal. Exercer essa função não é fácil e exige enfrentar as dificuldades com determinação, espontaneidade, compromisso, empatia e, principalmente, imparcialidade”, disse a ouvidora-geral.

Etelvina ainda reforça que “ouvir o cidadão, além de melhorar a gestão pública, constitui também o importante elemento do fortalecimento da democracia”. A Ouvidoria é uma instância de controle e participação social, onde o cidadão contribui para a implementação de políticas públicas e faz a avaliação dos serviços prestados. Imparcial e independente, a Ouvidoria trata todas as demandas recebidas no rigor das leis vigentes, tendo importância como órgão de participação e controle social buscando sempre inserir o cidadão na política pública administrativa.

Em vídeo reproduzido, o governador Marcos Rocha parabenizou os ouvidores e pontuou o significado desta data.

“A Ouvidoria tem um papel extremamente importante para a sociedade, porque, além de acolher, ela também repassa as informações para que a administração possa corrigir as solicitações. Parabenizo todos os ouvidores e que possamos estar sempre juntos para contribuir na construção de uma sociedade melhor”, disse o governador.

Após as falas, palestrantes convidados instruíram os ouvidores com temas importantes para a qualidade dos serviços prestados à sociedade, como a “Linguagem Cidadã – o papel da comunicação pública”, ministrado pelo Gestor de Segurança e Privacidade do Gabinete da Ouvidoria, Felipe Lima Guimarães; e a “Importância da ouvidoria para o cidadão e as experiências vivenciadas na ouvidoria”, ministrada pelo secretário federal de Controle Interno da CGU, Antônio Carlos Bezerra e o superintendente da Controladoria Regional da União, Miguel Mauricio Kurilo.

COMO A OUVIDORIA ATENDE O CIDADÃO

A Ouvidoria atende tanto o cidadão (público externo), quanto o servidor público (público interno), que podem sugerir, reclamar, solicitar, elogiar e denunciar. O atendimento é feito 24h através da Plataforma Integrada de Ouvidoria.

Atendimento Telefônico: 0800-647-7071; 3212-8050; 3216-1015 (das 07h30 ás 13h30)

E-mail: ouvidoria@ouvidoria.ro.gov.br

Atendimento presencial: Av. Farquar, 2986 Bairro Pedrinhas – Palácio Rio Madeira (CPA)- Edifício Rio Jamari.

Horário de funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira das 07h30 às 13h30.

Caso o cidadão ou o servidor público necessite de um atendimento específico, o Poder Executivo Estadual oferece a ele, Ouvidorias especializadas em cada secretaria. Por exemplo: O cidadão ou servidor público deseja reclamar sobre o atendimento recebido em um hospital da rede estadual, será de responsabilidade da Ouvidoria Geral da Sesau/Sus, essa é a Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), ela é especializada em assuntos que tratam sobre a saúde pública no âmbito estadual.

Os prazos para a Ouvidoria Geral responder o manifestante são de 30 dias prorrogáveis por igual período uma única vez, perante justificativa plausível.