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Inovação em produto, atendimento e sustentabilidade faz empresa crescer mais de 50% na pandemia
O sócio-diretor da Boulle revela que entre os fatores essenciais para o resultado estão boa vontade, boas ideias e a sede de conhecimento sobre o mercado
“Graças à inovação nossa empresa cresceu mais de 50%, mesmo com a pandemia”, a constatação é do sócio diretor e design da Boulle, Rodolpho Guttierrez. A empresa comemora os resultados positivos, após realizar uma série de inovações, desde o atendimento até os produtos, passando pela destinação correta dos resíduos. A Boulle é um negócio familiar, com mais de 21 anos de história, tendo começado com os pais e os irmãos de Gutierrez. Originalmente, a inovação já morava nos produtos da Boulle, que trabalha com móveis exclusivos feitos de madeiras tropicais brasileiras, incluindo peças de mobiliário e decoração.
Quem já imaginou a raiz ou o tronco de uma árvore se transformando numa mesa de altíssima qualidade? Pois é exatamente com esse tipo de material que a Boulle trabalha. “Um dos grandes diferenciais inovadores é a exclusividade de muitas de nossas peças. Nós fugimos do acabamento rústico e misturamos madeiras com materiais como vidro e couro, o que eleva bastante o padrão das produções”, revela Rodolpho.
Guttierrez chegou na Boulle há cerca de dez anos, após passar um tempo morando fora do país. “Percebi que minha família tocava o negócio, que já ia bem, de forma bem intuitiva, sem fazer uma pesquisa de mercado, por exemplo. Então comecei a inovar dessa forma, entendendo melhor o que nossos clientes desejavam”, relembra. Depois que o design embarcou na empresa, a Boulle trabalha não só com mobiliários, mas também faz projetos completos, de acordo com a demanda do cliente, inaugurou novos canais de venda, mudou-se para um endereço mais estratégico na cidade e já alcançou níveis de exportação. “Temos representantes comerciais nos Estados Unidos, Canadá, Portugal e Itália”, enumera.
O foco na sustentabilidade foi um dos pontos inovadores que transformaram os resultados da Boulle. A empresa que antes descartava pedaços menores de madeira, hoje emprega artesãos locais para fazerem produtos menores, tais como tábuas, carregadores, rolos, prateleiras e outros objetos. “Se você pensar que além de transformar nosso ‘lixo’, nós ainda geramos mais postos de emprego e fomentamos o mercado local... Isso é sensacional! Toda empresa deve pensar no que faz com o seu lixo”, recomenda o sócio-diretor.
Segredo da inovação
A Boulle já venceu o Prêmio Nacional de Inovação, iniciativa realizada pelo Sebrae em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), e tem em sua gestão líderes comprometidos com o conhecimento e a sede de inovar. Empretec, Agente Local de Inovação (ALI), rodadas de negócios e eventos sobre o tema fazem parte da rotina dos empresários. Quando questionado sobre o segredo para acumular o crescimento de mais de 50%, mesmo com a pandemia, Rodolpho diz que é o conjunto de vários fatores, mas lembra que não pode faltar “boas ideias, boa vontade e muita pesquisa de mercado. Passamos três meses sem vender nada no ano passado. Recuperamos e conseguimos crescer graças a pequenos ajustes e ao conhecimento acumulado”, afirma.
Oportunidade
No próximo dia 20 de outubro, Rodolpho já está com a programação agendada. Ele vai participar, como expectador, do lançamento do 9º Congresso de Inovação. O evento gratuito irá reunir grandes líderes que são referências em inovação, como o cofundador da Apple, Steve Wozniak, além de apresentar as principais perspectivas para a inovação no contexto pós-pandemia. “Eventos como esse são uma oportunidade para entender como as empresas estão inovando, fazer network, conhecer a concorrência”, destaca Guttierrez.
No rol de especialistas que estarão presentes estão o presidente do Sebrae, Carlos Melles, e o presidente da CNI, Robson Andrade, que farão a recepção do público. Na sequência, os painéis “O Brasil que compete globalmente” e “Inovação que une o mundo: perspectivas de cada continente”, trarão lideranças do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Embraer-X, Grupo Ultra, Klabin, Natura, Aya Tech, União Africana, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e Cooperação Econômica Ásia-Pacífico.
Fonte: Assessoria - Sebrae