Alto Alegre,

AO VIVO

No dia do veterinário, Sedam destaca importância do profissional para proteção ao meio ambiente
Profissionais atuam em fiscalizações em todo o Estado de Rondônia

Publicado 09/09/2021
Atualizado 09/09/2021
A A

O Dia do Médico Veterinário, ou Dia do Veterinário, é comemorado em 9 de setembro desde de  1933, quando o então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, assinava o Decreto Lei nº 23.133, que regularizava a profissão e o ensino da medicina veterinária no país. Para marcar a data, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), homenageia os profissionais veterinários que se dedicam ao trabalho de proteção e cuidado com os animais.

Na vida selvagem, estes profissionais promovem a saúde e o bem-estar dos animais silvestres e reforça a importância da preservação da fauna brasileira para o desenvolvimento sustentável do planeta e da floresta Amazônica.

Os veterinários atuam, de forma maciça, dentro do sistema ambiental, ao passo que, a permanência deste profissional vem sendo cada vez mais necessária no desenvolvimento sustentável, atendendo às normativas pertinentes à sua atividade profissional, se destacando principalmente por meio da fiscalização e resgate dos animais silvestres.

Com campo de atuação diversificado, eles podem trabalhar no ramo da proteção ambiental, biodiversidade e de doenças. São fiscais e gestores ambientais em áreas ligadas ao desenvolvimento sustentável e atuam junto com os biólogos para que o bem-estar do animal selvagem seja uma meta contínua.

Com este propósito, os médicos veterinários também possuem um papel fundamental na Sedam, inserindo-se em diferentes atividades como a avaliação de impacto ambiental e gestão dos recursos naturais para evitar os seus efeitos sobre as populações animais e humanos (desenvolvimento sustentável e ecológico);  fiscalização zoosanitária em imóveis comerciais ou residenciais, na identificação de riscos ambientais e à saúde, entre outros ramos. A contribuição nesta área dá oportunidade de trabalharem diretamente com o resgate e proteção de animais ameaçados de extinção ou pelas ações do homem.

“Podemos atuar fiscalizando empreendimentos que possam causar poluição por derramamento de substâncias nocivas ao meio ambiente, por exemplo, vindo a prejudicar ecossistemas e também o homem”, afirma a médica veterinária da Sedam, Márcia Gomes da Silva de Oliveira, que atua no Escritório Regional de Gestão Ambiental em Ji-Paraná.

A servidora destaca a importância do trabalho realizado na área ambiental e o exercício da medicina veterinária, em todas as suas áreas de atuação, contextualizado com o meio ambiente natural e social, além de frisar o quanto é necessário formar profissionais aptos às demandas sociais e ambientais, que tenham um olhar consciente sobre a degradação da biodiversidade e dos animais que são explorados pelo homem. “Nesta data, quero parabenizar a todos os colegas de profissão, principalmente porque o médico veterinário é parte fundamental da chamada ‘One Health’, que quer dizer saúde única. Sem a saúde dos animais e meio ambiente, não há saúde para o homem”, disse a profissional.

Ainda, os veterinários lotados na Sedam são indispensável na atuação de combate ao contrabando e à caça ilegal de animais, principalmente no defeso que é o período em que os peixes se reproduzem e que a pesca é proibida. 

PROFISSIONAIS  EM AÇÃO

Além dos profissionais da Sedam, Rondônia ainda tem veterinários na linha de frente da  Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), da Agência de Defesa Agrosilvopastoril (Idaron) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater), com a missão de orientar e servir aos produtores rurais em suas demandas no campo.