Alto Alegre,

AO VIVO

Dez professores de Rondônia estão concorrendo ao prêmio final do projeto Caminho das Águas!

Publicado 15/06/2021
Atualizado 16/06/2021
A A
Foto: Assessoria

“Caminho das Águas”, projeto inédito envolvendo tecnologia, meio ambiente e educação, com patrocínio da Aegea Saneamento em Rondônia em parceria com as Secretarias Municipais de Educação das cidades de Ariquemes, Buritis, Rolim de Moura e Pimenta Bueno. A iniciativa promoveu oficinas gratuitas de produção de vídeo de curta metragem, a partir da técnica de stop motion, estimulando estudantes sobre a conscientização e o aprendizado da importância da água para o planeta.

O projeto reuniu professores da rede pública de ensino e reforçou a produção de conteúdo didáticos sobre o ciclo da água de forma lúdica e criativa com os alunos.

O coordenador de Responsabilidade Social, Diecson do Prado da Aegea em Rondônia, explica que é uma oportunidade para que os professores desenvolvam novas formas de trabalhar conteúdos pedagógicos em sala de aula, despertando os estudantes a continuarem engajados e interessados pela educação e sustentabilidade de uma forma diferenciada de aprendizagem. “Ensinar sobre respeito à natureza é um legado que protege o meio ambiente, principalmente nossos mananciais de água”, contou.

Para a criação do filme de curta duração (um a três minutos), os professores e educadores passaram por oficinas e formações continuadas (on-line) para aprender a fazer vídeos em stop motion gravados por celulares. O objetivo principal era reunir conhecimentos durante os encontros e colocá-los em prática na fase de criação dos vídeos. O projeto também disponibilizou gratuitamente para professores e escolas conteúdo complementar criado de acordo com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Caminho das Águas é um projeto da Zureta Filmes, com o patrocínio da Aegea Saneamento por meio da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura, vinculada ao Ministério do Turismo, do Governo Federal. Na edição deste ano, estão sendo contemplados profissionais da educação em 27 cidades de 11 estados.

VOTAÇÃO

Os vídeos finalistas estão disponíveis para votação popular, até o dia 16 de junho no site https://www.ocaminhodasaguas.com/

O resultado final será divulgado no dia 18 de junho. O filme mais votado premiará a escola com um projetor, a educadora ou o educador com um tablet de até 8 polegadas.

PROJETO NACIONAL

O programa Caminho das Águas retrata, de maneira lúdica, a jornada de aprendizado e conscientização sobre a água e sua importância para a vida sustentável no planeta. O curta-metragem de animação em stop motion acompanha a curiosidade de dois amigos, o Macaco e a Capivara para pesquisarem o Ciclo da água, com uma abordagem educativa sobre o uso responsável da água e a preservação do meio ambiente. O filme estimula o público estudantil a criar ações de preservação dos recursos naturais. Todo o conteúdo em audiovisual é acessível com audiodescrição, legendas em closed caption e libras.

Fonte: Assessoria