Alto Alegre,

AO VIVO

Governo e parceiros vão debater a produção e comercialização de produtos na 3ª Semana de Agroecologia em Rondônia
A primeira temática será voltada para o debate sobre a pesquisa de extensão agroecológica do Estado de Rondônia

Publicado 08/10/2020
Atualizado 08/10/2020
A A

Com o objetivo de discutir ações voltadas para a produção e comercialização de produtos agroecológicos no Estado, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Agricultura (Seagri) e Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), e parceiros estarão realizando uma semana de atividades dedicada a discutir as potencialidades e obstáculos para o desenvolvimento da temática. O evento será realizado no formato online e estará disponível para participação de todos os interessados, no período de 14 a 20 de outubro em plataforma a ser divulgada.

A proposta do Governo é reunir órgãos públicos, entidades ligadas à produção rural, agricultores, autoridades, pesquisadores e estudiosos da agroecologia, comunidades rurais, urbanas e indígenas produtoras e consumidoras, para debater a atual situação e alternativas que possam contribuir para o desenvolvimento de metodologias visando a produção e comercialização de grãos, frutas, legumes, entre outros, de forma sustentável.

A 3ª Semana Estadual da Agroecologia será realizada nos dias 14, 16, 19 e 20 de forma online, no horário das 18h30 às 20h15, e contará com ciclo de palestras dividido em três grandes temáticas. A primeira temática será voltada para o debate sobre a pesquisa de extensão agroecológica do Estado de Rondônia. Em um segundo momento será discutida a certificação da produção de base ecológica, visando garantir e ampliar o mercado para comercialização dos produtos.

Por fim, será dedicado um bloco onde serão apresentadas as experiências das organizações em canais de comercialização agroecológicos e orgânicos. Nesse último bloco, as instituições participantes terão a oportunidade de apresentar as oportunidades e as dificuldades identificadas, as potencialidades e as ações positivas realizadas em suas instituições que permitiram o avanço da temática agroecologia.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo formulário online disponível: https://forms.gle/y5ts8UBFLM6LT891A