Alto Alegre,

AO VIVO

Setic incentiva servidores de Rondônia em palestras on-line para melhoria do atendimento organizacio
Palestras vão ser transmitidas para os servidores pela plataforma oficial de videoconferência do Estado

Publicado 15/07/2020
A A

A Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), realiza nessa semana duas palestras on-line para atender a demanda de servidores estaduais quanto à interação e melhorias na dinâmica de trabalhos oferecidos pelo órgão. Na quinta-feira (16), às 11h, terá a palestra sobre “Gestão da informação e gerenciamento por dashboard: Ferramentas de transparência e tomada de decisão na operação de serviços”. Sexta-feira (17), ás 12h será o tema “Qual o papel dos times e da liderança na transformação Digital”.

Para o superintendente da Setic, coronel Delner Freire, a essência de qualquer organização é a comunicação. As equipes necessitam de um clima organizacional positivo e interativo para que possam trazer o melhor de si para a organização. “Os eventos são essenciais para proporcionar, além do conhecimento e das novas experiências, a unidade de pensamentos e propósitos, e o senso de pertencimento a uma Superintendência de Tecnologia que valoriza e prestigia, não somente a tecnicidade, mas principalmente o ser humano”.

O superintendente ressaltou ainda, que a experiência do usuário seja positiva e significativa. “Nossos talentos necessitam de constantes estímulos e treinamentos, permitindo dessa forma que, tanto nossos colaboradores, quanto a Setic, se desenvolvam e ofereçam aos rondonienses serviços digitais aprimorados”.

As duas palestras vão ser transmitidas para os servidores pela plataforma oficial de videoconferência do Estado  e para os convidados, que gostam da tecnologia da informação, é possível participar pela Fanpage da Setic no Facebook.

QUINTA-FEIRA (16)

Na palestra on-line serão apresentados conceitos, metodologias e as ferramentas implantadas na Setic para documentar e gerenciar os serviços da Instituição. Os palestrantes são: Gener Feitosa, analista de Redes de Computadores, certificado ITIL e IT Service Management Foundation; e Ives Batista, analista de Sistemas, Certificado ITIL e IT Service Management Foundation. Inicia ás 11h, pela plataforma oficial de videoconferência do governo.

Também irá apresentar os conceitos de gestão de informação e a sua diferença quanto a gestão de conhecimento, apresentar a tecnologia utilizada na Superintendência, como foi planejada e suporte aos gerenciamentos utilizados pela Instituição.

O evento acontece duas vezes por mês, na segunda e na última semana de cada mês. Essa iniciativa faz parte da Gerência de Infraestrutura da Setic que criou o Programa de Capacitação Interna da Setic (PCI-Setic), e tem por objetivo difundir conhecimentos da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para o desenvolvimento de competências profissionais, divulgação das atividades setoriais e nivelamento.

Os palestrantes, em sua maioria, são servidores públicos estaduais, que atuam na área de Tecnologia da Informação e Comunicação e possuam ampla experiência.

O Programa é coordenado pelo analista Tiago Lopes de Aguiar, que explica que o PCI, foi iniciado neste ano, abordando temas como: a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no contexto da TIC; análise de vulnerabilidades; indicadores de desempenho; redes públicas essenciais (Infovia) e criptografia no trabalho remoto. “Nesse contexto, pretendemos continuar trabalhando com temas atuais e relevantes para a área de TIC”.

SEXTA-FEIRA (17)

O palestrante é Antonio Muniz, idealizador e co-autor do best-seller Jornada DevOps, fundador e curador da Jornada Colaborativa. Lembrando que o evento faz parte da Sixfire, e foi criado pela Gerência de Desenvolvimento (Gdev) da Setic, onde é realizada uma vez por semana, todas as sextas-feiras, às 12h, com duração de uma hora.

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento de Sistemas da Setic, Maico Moreira da Silva, a Sixfire, desta semana irá falar sobre a transformação digital, que tem uma grande importância para os servidores públicos da Setic, quanto para a população. “ Falar de governo e transformação digital, requer que conheça alguns pilares básicos, e um deles são as pessoas que utilizam as informações e dados para alavanca ao fornecimento de um serviço para tornar efetiva, e disponibilizar de forma informatizada e automatizada. Para utilizar os serviços oferecidos pelo Governo”.

Em cada encontro, um time é responsável em fazer uma programação e levar um convidado para motivar a videoconferência e interagir com trocas de conhecimentos.

Podem participar dos dois eventos servidores de outros órgãos, profissionais, acadêmicos, universitários, comunidade e demais interessados na tecnologia de informação.