AO VIVO
Sistemas Agroflorestais; produtor de Castanheiras usa a técnica e tem bons resultados no plantio de café e melancia
Sistemas agroflorestais fornecem proteção eficaz contra a erosão do solo, preservam recursos ambientais e limitam o impacto ambiental e a perda econômica.
Em Castanheiras (RO), o produtor Edivanildo Santana, resolveu usar a técnica do Sistema agroflorestal, que fornece proteção eficaz contra a erosão do solo, preservam recursos ambientais e limitam o impacto ambiental e a perda econômica.
Usando a técnica ele decidiu replantar seu café e usar o adubo colocado no pés de café para cultivar melancia, os resultados foram além do que o produtor esperava.
“Ao replantar o café resolvi tive que fazer uma boa adubação, então para aproveitar o serviço e tentar tirar o que gastei, aproveitei o mesmo adubo e plantei melancia e deu certo, já colhemos duas remessas e agora estamos indo para terceira, cada plantio chega produzir aproximadamente 200 a 500 melancias de 15 a 16 kg”, destaca o produtor, Edivanildo.
Segundo Edivanildo, ele tem aproximadamente um alqueire e meio e produz melancia, café, melão, pepino e maracujá. O sistema de agrofloresta adotado no plantio de café e melancia mostra que é possível em uma pequena propriedade gerar lucros satisfatórios para agricultura familiar.
Ficamos feliz em ver o Edivanildo investindo na produção de café, melancia entres outros cultivos e tendo sucesso, isso é muito importante, é motivo de alegria para nós poder mostrar e ter como referência na produção no município de Castanheiras, a terceira menor cidade de Rondônia, mas gigante na produção agrícola, enfatiza o prefeito Alcides Zacarias.
O conceito de agrofloresta – ou Sistema Agroflorestal (SAF) – surgiu com base nos princípios da permacultura e com a intenção de se produzir alimentos e combustíveis ao mesmo tempo em que protege a biodiversidade, combate a degradação ambiental e reduz os efeitos das mudanças climáticas, permitindo o uso multifuncional da terra.
Fonte: Assessoria de Imprensa