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Governo de Rondônia cria Call Center como aliado no combate ao coronavírus

Publicado 27/04/2020
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Fotos: Daiane Mendonça

O Governo de Rondônia, por meio da  Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), implanta a partir desta terça-feira (28) o serviço de Call Center para atender a população com casos suspeitos da Covid-19.

“O serviço é fundamental no contato com a população em relação ao coronavírus. Ele nos permite receber avisos de casos suspeitos, acompanhar pacientes cadastrados e orientarmos a população, assim evitando que esse paciente saia de casa em momentos inoportunos”, disse a infectologista Antonieta Machado.

O atendimento será da seguinte forma, quando o cidadão ligar para o Call Center no número 0800-6425-5398, o mesmo responderá às perguntas previamente cadastradas. Conforme as respostas, uma pontuação é atingida. Ficando abaixo de 60 pontos, esse paciente irá receber dicas eletrônicas porque o questionário identificou que não há sintomas sugestivos para o coronavírus. Caso atinja ou ultrapasse essa pontuação (60), a ligação é direcionada para o médico.

Mas se a pessoa for idosa, apresentar alguma comorbidade ou estiver grávida a ligação automaticamente vai direto para o atendimento com o profissional, independente da pontuação, que irá avaliar se há necessidade de atendimento presencial. Caso isso ocorra, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) é chamado para fazer a busca desse paciente. “Lembrando que esse serviço possui busca ativa e com call back, ou seja, ligação de retorno, caso esteja ocupado ou se cair à ligação”, disse o coordenador de Tecnologia da Informação (CTI/Sesau), Felipe Jéferson.

O atendimento diário funcionará 24h. Além de ser rápido, oferece à população qualidade no serviço. “Todas as informações do paciente fica registrado no Hospub (Sistema Integrado de Informatização de Ambiente Hospitalar), onde o próximo plantonista terá acesso e poderá dar continuidade ao atendimento e acompanhamento de todos os casos”, disse Antonieta Machado.

Para o secretário da Sesau, Fernando Máximo, esse serviço é considerado um aliado fundamental nas ações de prevenção e combate à pandemia do novo coronavírus no Estado. “O número de casos da Covid-19 em Rondônia cresce diariamente. Esse serviço de call center irá nos ajudar a monitorar os casos suspeitos e os possíveis confirmados ,e acima de tudo, prevenir o contagio de outras pessoas caso esse paciente saia de casa sem orientações médicas”.

O serviço do Call Center foi desenvolvido pela CTI da Sesau e Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic), em parceria com  Centro de Educação Técnico Profissional na Área de Saúde (Cetas), que fez o atendimento e treinamento dos médicos.

“Estamos trabalhando para que, até o início da próxima semana, a população também possa ser atendida via WhatsApp, que será o mesmo processo, passando pelo chat bot”, disse Felipe Jéferson.