AO VIVO
Idosos voltam a enxergar em mutirão de cirurgia de catarata em Rondônia
Maria das Graças, 65 anos, há quase dois anos esperava pela cirurgia de catarata. Com um lado da visão bem comprometido, fala da alegria de voltar a enxergar novamente. “Um lado já não enxergava quase nada, e fiquei com muito medo de perder a visão completamente. Graças a Deus hoje estou aqui operada dos dois olhos, estou no retorno do segundo olho e muito feliz, pois enxergo muito bem”, disse a aposentada durante mais um mutirão de cirurgias de cataratas, em Porto Velho.
Realizado pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), o projeto Enxerga Rondônia realiza mais uma etapa, desta vez denominada Operação Quaresma, que teve início na última quarta-feira (26) e vai até o sábado de aleluia (11/04).
A estimativa é de que cerca de 550 pessoas possam ser beneficiadas na capital e 1.200 em Jaru. Ao término desta etapa de mutirão, a expectativa é de que cinco mil rondonienses sejam operados, mas o governo pretende alcançar 14 mil pacientes em Rondônia com os contratos e mutirões previstos tanto na capital quanto no interior.
“O projeto Enxerga Rondônia, que é uma determinação do governador coronel Marcos Rocha, vai ser um marco histórico na saúde estadual, eliminando a catarata, doença que assola e cega rondonienses há vários anos nos quatro cantos do nosso Estado”, disse o secretário da Sesau, Fernando Máximo.
Aluízio Nascimento, 61 anos, buscava por essa cirurgia há três anos e, durante a Operação Quaresma, realizou o procedimento do primeiro olho. “A nossa visão é tudo. É muito triste tentar ver e não conseguir, já somos idosos, dependemos muito de nossos filhos, e sem enxergar piora ainda mais. Estou muito feliz com esta cirurgia, e só ouço coisas boas das pessoas que fizeram, agradeço muito o governo do Estado por esse mutirão”.
O mutirão de cirurgia de catarata começou no segundo semestre do ano passado, com o objetivo de zerar a fila de espera em todo estado de Rondônia. “Estamos realizando a segunda etapa, lembrando que a primeira edição foram 2,5mil cirurgias. O propósito do Governo de Rondônia é que todas as pessoas que perderam a visão devido à catara, voltem a enxergar e que consigam viver melhor”, destacou o secretário de saúde Fernando Máximo.
Fonte: Secom - Governo de Rondônia