Alto Alegre,

AO VIVO

Morre, aos 71 anos, o jornalista e poeta Tetê Catalão
Letrista, músico e ativista cultural, Vanderlei dos Santos Catalão deixou o nome marcado em Brasília

Publicado 02/01/2020
A A
Foto: Agência Brasil

O jornalista e poeta Vanderlei dos Santos Catalão morreu, na madrugada desta quinta-feira (02/01/2020), aos 71 anos. Tetê Catalão ou mesmo “TT Catalão”, como era conhecido, deixou o nome marcado, principalmente em Brasília, onde chegou a ser protagonista no antigo Ministério da Cultura, durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Além de jornalista, ele era letrista, músico e ativista cultural. Tetê Catalão deixou o Rio de Janeiro em 1972 e veio para Brasília com intuito de se tornar um dos instrumentistas da banda de rock Portal. Depois disso, ganhou notoriedade com projetos culturais no Distrito Federal.

No governo Lula, passou a ser um dos mentores da construção coletiva do Programa Cultura Viva, um dos projetos mais bem avaliados do ministério

Ocupou, entre os anos de 1997 e 2003, o cargo de editor de Pesquisa e Informação do Correio Braziliense. Nesse período, trabalhou como consultor de conteúdo para o programa Cultura Ponto a Ponto, no qual explanava sobre a cultura popular brasileira.

Em recente entrevista à Rádio EBC, Tetê mostrou o amor que tinha por Brasília. “A cidade que nasceu de um sonho tem o compromisso de fazer da realidade, um sonho ainda mais bonito”, afirmou.

Ele defendeu ainda que a cidade “é uma construção permanente”. “Ela nunca vai estar pronta. Tínhamos a sensação de viver numa cidade comum, bem perto da utopia”.

Fonte: Metrópoles