AO VIVO
Campanha realizada em União Bandeirantes recolhe mais de 4 mil embalagens de agrotóxicos
Ação beneficiou mais de 500 produtores rurais
Campanha itinerante de recolhimento de embalagens de defensivos agrícolas, realizada no último dia 4, em União Bandeirantes, distrito de Porto Velho, recolheu 4,1 mil recipientes de agrotóxicos. A ação, desenvolvida pelas lojas agropecuárias da região, atendeu 508 produtores rurais.
O trabalho foi acompanhado pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), representada pelo fiscal estadual agropecuário Luiz Emílio Vicentin Alves e pelos servidores da unidade local, Tamara Pimenta Samarito Jacinto, Thays de Paula Oliveira e Maurício Gonçalves Siqueira.
“Os resultados da ação foram excelentes, pois, do total de embalagens recolhidas, 3124 estavam devidamente lavadas pelo produtor rural, utilizando a técnica da tríplice lavagem que, além de aproveitar o produto até sua última gota, evita o descarte no meio ambiente de resíduos concentrados, aumentando a segurança ambiental, permitindo ainda que as embalagens sejam recicladas pela indústria. Isso demostra que o produtor da região tem sido bem orientado pelas Lojas Agropecuárias, pelos técnicos e agrônomos que prestam assistência técnica e pelas equipes da Idaron e Emater”, avaliou Luiz Emílio.
Outro ponto positivo a salientar foi o benefício oferecido pelas lojas agropecuárias ao produtor rural, que não precisou se deslocar por mais de 150 quilômetros até o posto de recolhimento de embalagens vazias da Arapev, em Porto Velho, para devolver as embalagens.
O Gerente Estadual de Defesa Vegetal Jessé de Oliveira Júnior e o Coordenador do Programa Estadual de Fiscalização de Agrotóxicos Sirley Ávila Queiroz, salientaram a importância destes eventos quando promovidos pelas lojas agropecuárias e suas associações representativas, pois promovem a união de lojas agropecuárias, produtores rurais, Idaron e assistência técnica, cumprindo as responsabilidades na comercialização e uso seguro e eficiente de agrotóxicos.
Fonte: Assessoria de Imprensa