Alto Alegre,

AO VIVO

Projeto “Conheça Porto Velho” leva alunos ao resgate do pertencimento histórico em Rondônia
104 alunos do ensino médio, acompanhados por 52 professores de cada município, puderam visitar a capital e conhecer as instalações do Palácio Rio Madeira.

Publicado 17/11/2019
Atualizado 17/11/2019
A A
Fotos: Daiane Mendonça

Uma das metas do governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha, é trazer o resgate e o sentimento de pertencimento a essa e as próximas gerações. Um sentimento de amor pela cultura, pelas pessoas e pelo estado de Rondônia. Após a criação do primeiro site de turismo de Rondônia (Rondônia Tem Tudo), a Superintendência Estadual de Turismo (Setur) foi além, trouxe estudantes e professores de várias escolas do estado para conhecer de perto os pontos turísticos da Capital.

A visita, dos 104 alunos do último ano do ensino médio e dos 52 professores, aconteceu na quarta-feira (13) pela manhã. Os visitantes chegaram de ônibus e a primeira parada foi conhecer o Palácio Rio Madeira, as instalações, departamentos e secretarias. Um momento único para os estudantes, como o Matheus que pela primeira vez pôde conhecer Porto Velho.

“Nós fomos desafiados a escrever uma redação sobre pontos turísticos de Rondônia. Meu tema foi sobre as Três Caixas D’Água e obtive o primeiro lugar. Esse foi um grande presente, conhecer Porto Velho era mais do que esperado”, destacou Matheus Silva, do município de Chupinguaia.

A iniciativa faz parte do projeto “Conheça Porto Velho” desenvolvido pela Superintendência Estadual de Turismo (Setur) em parceria com o Exército Brasileiro. O projeto teve quatro etapas: a formação de professores sobre o turismo histórico e cultural de Rondônia. Após isso, a escolha das melhores redações sobre os pontos turísticos do Estado e premiação aos estudantes classificados.

Os que tiveram as primeiras colocações visitaram o Forte Príncipe da Beira e a capital Porto Velho. “O Forte Príncipe da Beira é um lugar que marca os turistas. Foi por lá que nossa história iniciou, e é a primeira vez que Rondônia realiza um projeto desse nível, capaz de envolver todos os municípios.”, explicou o professor de história, João Herbert.

O coordenador do projeto, Willian Souza, acrescenta  que a iniciativa é a longo prazo e contou com o apoio parlamentar do deputado estadual Alex Silva, que destinou verbas para o projeto. “Os visitantes vão fazer um verdadeiro city tour. Vão conhecer mais de 12 pontos turísticos da Capital. E graças às parcerias e investimentos, toda a hospedagem e alimentação é fornecida gratuitamente aos visitantes”, ressaltou.

O secretário-chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, representando o governador Marcos Rocha, falou sobre o diferencial do governo em trazer esse projeto. “A visão do governador Marcos Rocha é resgatar em cada pessoa o sentimento de pertencimento, e é isso que a Setur está fazendo, levando os nossos jovens a conhecer e valorizar Rondônia”, explicou.

Para o superintendente da Setur, Gilvan Pereira, o objetivo é fazer com que os rondonienses conheçam nosso Estado, de forma que haja meios para isso. “A primeira etapa, em Costa Marques, com a visita ao Forte Príncipe da Beira, reuniu mais de 200 pessoas, foi um evento extraordinário. E é isso que buscamos, investir em nossos jovens, e em projetos para que Rondônia seja uma grande potência turística”.