cidade

Em Cacoal: Paciente com Parkinson volta a mover as mãos durante cirurgia após 14 anos

Cidade: Cacoal

Um procedimento realizado em Cacoal (RO) ganhou destaque nas redes sociais após mostrar um paciente com Doença de Parkinson recuperando os movimentos ainda durante a cirurgia.


As imagens foram divulgadas pelo neurocirurgião Dr. Edilton Oliveira dos Santos, que integra a equipe responsável pelo procedimento e também é secretário de Estado da Saúde. No vídeo, é possível ver a resposta imediata do paciente, que convivia com a doença há cerca de 14 anos.


A cirurgia, realizada com o paciente acordado, permite que os médicos acompanhem em tempo real a melhora dos movimentos e façam os ajustes necessários durante o procedimento.


Apesar de não representar a cura do Parkinson, a técnica pode reduzir tremores, rigidez, lentidão dos movimentos e outros sintomas, proporcionando mais autonomia e qualidade de vida para pacientes selecionados.


O caso também destaca o avanço da neurocirurgia em Rondônia, mostrando que procedimentos de alta complexidade já são realizados no interior do Estado.



Mídias Relacionadas

Imagens

Comentários

Deixe sua opinião sobre este conteúdo usando sua conta do Facebook.

play_circleTV ao Vivo

AO VIVO

Notícias relacionadas