Alto Alegre,

Estamos ao vivo!

VÍDEO: Apicultor denuncia envenenamento de milhares de abelhas em Vilhena e alerta para crime ambiental

Publicado Há 3 h
Atualizado Há 3 h
A A

Vilhena, RO – Um grave crime ambiental foi constatado na manhã desta terça-feira (04), no bairro Jardim Vitória, em Vilhena, quando cerca de 20 mil abelhas foram encontradas mortas ou agonizando após serem envenenadas. O caso foi descoberto por um apicultor, que havia se prontificado a recolher um enxame que se instalou em uma lixeira na região.

A colônia de abelhas, supostamente guiada pela rainha, pousou no local, o que levou uma moradora a acionar o Corpo de Bombeiros. Como o extermínio desses insetos é crime ambiental, a corporação costuma contar com o auxílio de apicultores para realizar a remoção segura.

O profissional se organizou para fazer o resgate logo pela manhã, mas, ao chegar ao endereço combinado, encontrou uma cena desoladora: milhares de abelhas já estavam mortas, aparentemente atingidas por veneno aplicado por um morador ainda não identificado. Mesmo os insetos que foram recolhidos com vida não resistiram e morreram pouco depois no apiário.

O apicultor lamentou o ocorrido e aproveitou para reforçar a importância das abelhas para o equilíbrio ambiental. Além de serem essenciais na produção de mel, esses insetos têm um papel fundamental na polinização das plantas. 

 

Fonte: Veja Vilhena