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Piauí é o primeiro estado a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional para 25% da população
Mais de 830 mil piauienses já contam com documento único de identificação mais moderno, seguro e gratuito. Estado inicia projeto pioneiro para emissão da carteira a recém-nascidos

Por Redação
Publicado 30/10/2024
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O Piauí é o primeiro estado brasileiro a emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN) para 25% de sua população, alcançando o maior percentual entre todas as unidades da federação. Mais de 830 mil dos 3,3 milhões de piauienses já possuem o novo documento, que segue um padrão nacional e utiliza o CPF como número único. A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP) também iniciou o projeto Identificação Neonatal , com o objetivo de identificar e emitir a CIN para recém-nascidos ainda na maternidade, utilizando um novo equipamento capaz de coletar as digitais dos bebês.

O novo documento de identidade unificado estrutura cadastros administrativos, amplia verificações de segurança e reduz problemas de fraude.

“A CIN é um instrumento de cidadania, pois permite uma identificação digital, segura e confiável de cada pessoa e estabelece um novo relacionamento do cidadão com o Estado. Melhorar a identificação dos brasileiros vai permitir que a gente melhore também a qualidade do serviço público prestado, para que ele seja focado no cidadão”, define o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas.


Já o processo de identificação realizado nas maternidades previne casos de sequestro e trocas de bebês, além de permitir a emissão da CIN tanto para a mãe quanto para o bebê, garantindo direitos e cidadania desde o nascimento. Segundo Marcelo Mascarenha, diretor do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco (IIDFP) – órgão responsável por emitir a Carteira de Identidade Nacional no Piauí, “essa tecnologia garante segurança e rastreabilidade dos dados do bebê e da mãe”, assegura. Leianne , mãe do pequeno Abner Gael, de apenas 3 dias, que foi a primeira criança no Piauí a ter acesso ao projeto. “Saber que a gente pode contar com essa segurança dá um alívio, saber que ele é meu e eu sou dele”, comemora.

Em todo o país, cerca de 15 milhões de CINs foram emitidos até o momento, e todas as 27 Unidades da Federação já emitem a CIN. A cada quatro piauienses, um já possui o novo documento. O estado do Piauí está desde o início alinhado com a Estratégia Nacional de Governo Digital (ENGD), um conjunto de recomendações estratégicas para articular e direcionar as iniciativas de governo digital entre todos os entes federados . Para o diretor Marcelo Mascarenha , o sucesso na emissão da CIN faz do estado uma referência nacional em cidadania digital. “A nova identidade nacional serve como porta de entrada para o exercício da cidadania digital, portanto, uma das prioridades do governo estadual é justamente ampliar o acesso da população à CIN ”, ressalta.

A CIN começou a ser emitida nos municípios piauienses com mais de 30 mil habitantes, mas todos os 224 municípios do estado terão postos do Instituto de Identificação. “Outra estratégia é a realização de ações sociais, com busca ativa nas comunidades, bairros, periferias e regiões de mais difícil acesso, onde nossos atendentes se deslocam para garantir a emissão da carteira de identidade”, completa o diretor do IIDFP .

A facilidade na emissão do documento surpreendeu Iolanda dos Santos, de 27 anos. A moradora do município Queimada Nova , a 522 km da capital Teresina, conseguiu emitir sua CIN sem precisar se deslocar para outra cidade.

“Foi super fácil fazer a minha identidade. Eu não precisei levar cópia de documento e nem foto, o que ajudou muito. E o melhor que não precisei viajar até Teresina, que fica a mais de 500 km daqui. Fiz tudo na minha própria cidade e, em menos de 10 dias, já estava com a identidade em mãos. Foi muito mais simples do que eu imaginava”, conta Iolanda.

No estado do Piauí, o cidadão pode obter mais informações no site da Secretaria de Segurança Pública.

Como emitir
A emissão do documento pode ser agendada nos Institutos de Identificação dos Estados e do Distrito Federal. Para isso, é necessário que as pessoas levem as suas certidões de nascimento/casamento para a emissão da CIN. Lembrando que a primeira v ia é gratuita. É possível também baixar a CIN em formato digital e salvar na carteira de documentos do aplicativo do GOV.BR. O documento digital tem o mesmo valor do físico.

Saiba mais sobre a CIN e onde emitir o documento em seu estado

Fonte: Agência Gov