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Serafin e CIA: governo de RO oferece atendimento virtual para facilitar a procura de serviços fiscais
Resolver pendências fiscais no estado ficou mais fácil e rápido. O governo de Rondônia disponibiliza o “Serafin”, o atendente virtual descomplicado e prestativo da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), que oferece suporte sobre programas e serviços fiscais, como Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), e Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD), além do programa Nota Legal Rondoniense.
O Serafin está disponível, tanto no site quanto na Nova Agência Virtual da Sefin. Para complementar o atendimento, os cidadãos também podem utilizar os canais virtuais por WhatsApp (69 3211-6116) ou pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), disponível nas plataformas oficiais. O atendimento é 24 horas nos chats.
Para o governador em exercício, Sérgio Gonçalves, a iniciativa evidencia o trabalho desenvolvido pelo governo de Rondônia para modernizar os serviços e torná-los mais ágeis e acessíveis. “Investimos em tecnologia para melhorar a experiência dos cidadãos. Os atendimentos virtuais da Sefin são exemplo de boas práticas tecnológicas que estão sendo implementadas”, ressaltou.
SERVIÇOS DISPONÍVEIS
O Serafin e os demais canais virtuais da Sefin oferecem atendimento personalizado para cidadãos, empresas, produtores rurais e órgãos públicos.
Os temas abrangidos incluem:
- Programas e ações da Sefin (Nota Legal, Cidadania Empresarial, Cidadania Rural, e Menor Preço);
- Tribunal Administrativo de Tributos Estaduais (Tate);
- Benefícios fiscais e incentivos tributários;
- Serviços relacionados à Cohab-CDHUR, Beron e Rondonpoup;
- Cadastro e Inscrição Estadual;
- Certidões e declarações;
- IPVA;
- ITCD (heranças e doações);
- Imposto de Renda Retido na Fonte;
- Legislação Tributária;
- Pagamentos e restituições;
- Precatórios;
- Processos administrativos;
- Refaz; e
- Serviços de transporte.
Fonte: Secom – Governo de Rondônia