Alto Alegre,

ESTAMOS AO VIVO

CASTANHA: Projeto da Embrapa RO entre os selecionados sobre economia sustentável
Edital internacional sobre economia sustentável na Amazônia teve 221 propostas inscritas

Por Redação
Publicado Há 4 h
A A

A Embrapa Rondônia está entre as seis instituições científicas da Amazônia Legal selecionadas no edital “Projetos de Pesquisa em Economia Sustentável na Amazônia”, lançado pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS) em parceria com o Bezos Earth Fund. As iniciativas escolhidas, entre 221 propostas inscritas, receberão R$ 10 milhões no total para execução de pesquisas aplicadas voltadas ao desenvolvimento sustentável da região.

Os projetos contemplam temas como desenvolvimento rural sustentável, bioeconomia e segurança pública, com participação de 95 pesquisadores e 70 bolsistas de dez estados brasileiros e dois países (EUA e Alemanha).

O projeto da Embrapa Rondônia propõe a criação do primeiro sistema de benchmarking da cadeia da castanha-da-amazônia, reunindo dados inéditos sobre eficiência, produtividade e sustentabilidade de agroindústrias do Pará, Amazonas, Rondônia e Mato Grosso. A pesquisa busca aumentar a competitividade do setor, fortalecer políticas de bioeconomia e agregar valor à floresta em pé.
 
Segundo a diretora executiva do iCS, Maria Netto, as propostas têm grande potencial de orientar políticas públicas e fortalecer a comunidade científica amazônica. Já o assessor do Bezos Earth Fund, Daniel Schensul, destacou que o apoio às instituições locais é essencial para “construir economias que ofereçam resultados para as pessoas e preservem a floresta”.
 
Os projetos devem começar no início de 2026, dentro da Rede de Pesquisa para uma Economia Sustentável da Amazônia (RESA), com duração prevista de até 36 meses.

Fonte: rondoniaovivo