Alto Alegre,

ESTAMOS AO VIVO

Concurso de Redação Patrulha Eleitoral 2025 está com inscrições abertas para estudantes da 1ª série do Ensino Médio

Publicado Hoje, às 09h 26min
Atualizado Hoje, às 09h 26min
A A

O governo de Rondônia em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) lançaram o Concurso de Redações – Patrulha Eleitoral 2025. A iniciativa, realizada por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-RO), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), está com inscrições gratuitas abertas até 30 de setembro, e podem ser realizadas através do formulário, disponível no site do TRE-RO.

O concurso é destinado a estudantes da 1ª série do Ensino Médio de escolas públicas e particulares de todo o estado, e tem como objetivo estimular a reflexão sobre cidadania e Justiça Eleitoral, promovendo o pensamento crítico e a escrita entre jovens rondonienses.

De acordo com o edital, as redações serão produzidas em três polos:

  • Polo 1: para estudantes de Porto Velho, Jaru, Machadinho do Oeste, Buritis, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Cacoal e Guajará-Mirim;
  • Polo 2: para Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Espigão do Oeste, Santa Luzia d’Oeste, Costa Marques, Alta Floresta d’Oeste e Cerejeiras; e
  • Polo 3: abrangendo os demais municípios, com participação virtual via Zoom.

A prova será realizada no dia 21 de outubro de 2025, a partir das 8 horas, com duração máxima de quatro horas, em formato dissertativo manuscrito.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o incentivo a educação e a participação cidadã é fundamental para a formação dos jovens. “Projetos como o Patrulha Eleitoral fortalecem a consciência democrática e contribuem para o desenvolvimento da sociedade”, ressaltou.

Segundo a secretária de Estado da Educação, Ana Pacini, “o concurso representa uma oportunidade valiosa para que os estudantes expressem suas ideias, exercitando a escrita, o pensamento crítico e o engajamento cívico, alinhado às políticas educacionais do governo de Rondônia”, destacou.

PREMIAÇÃO

O Concurso prevê premiação para os três primeiros colocados de cada polo, com smartphones e camisetas do projeto. As duas melhores redações do concurso geral receberão smartphones e terão seus textos publicados no periódico online EJE em Revista. A iniciativa reforça a importância de práticas educativas que incentivem a participação democrática e a compreensão do papel da Justiça Eleitoral na sociedade.