AO VIVO
Governo de RO realiza 1º Seminário Intermunicipal de Gestão de Resíduos para aprimorar práticas sustentáveis
Com o intuito de aprimorar as práticas de gestão de resíduos sólidos no estado, o governo de Rondônia, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saneamento da região Central de Rondônia (Cisan Central-RO), deu início na terça-feira (12), ao 1º Seminário Intermunicipal de Gestão de Resíduos; que segue até quinta-feira (14). O seminário reúne técnicos e profissionais da área ambiental para debater temas estratégicos relacionados à gestão de resíduos sólidos e acontece no auditório do Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), em Ariquemes.
De iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), o seminário enfatiza a importância de uma gestão integrada e eficiente dos resíduos sólidos para preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, focando em práticas sustentáveis intermunicipais. No primeiro dia, foram discutidos temas como coleta seletiva e indiferenciada de resíduos urbanos, limpeza urbana, e a integração da população e recicladores no manejo de resíduos, oferecendo uma visão abrangente dos desafios e soluções no setor.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância de uma gestão integrada e eficiente dos resíduos sólidos para preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável do estado. “As discussões têm como foco as práticas sustentáveis que possam ser aplicadas de forma intermunicipal, permitindo que municípios colaborem na busca por soluções comuns ao tratamento de resíduos e na implementação de políticas públicas de saneamento mais eficazes.”
De acordo com a diretora executiva da Sedam, Ana Gabriela Rover, o evento fortalece o empenho do governo com a gestão sustentável de resíduos sólidos. “O seminário representa um espaço fundamental para trocarmos experiências, compartilharmos desafios e unirmos esforços em prol de práticas que beneficiarão o meio ambiente e a qualidade de vida das comunidades. A Sedam promove ações concretas e duradouras, para construir um estado mais limpo, verde e responsável às futuras gerações”, salientou.
Fonte: Secom - Governo de Rondônia