AO VIVO
Emater-RO lança campanha RH humanizado
A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO), Emater-RO deu inicio no mês de outubro e continua em novembro um trabalho de reestruturação organizacional, com foco na eficiência do serviço e satisfação dos colaboradores, o objetivo da medida é melhorar o desempenho da instituição no atendimento do seu principal público, os agricultores familiares de Rondônia. Para isto o diretor presidente Luciano Brandão autorizou a Diretoria de Desenvolvimento de Pessoal (Didep), a executar uma programação de informação e capacitação dos colaboradores, a começar pelos gestores e técnicos administrativos, a fim de melhorar o relacionamento interpessoal, enfatizando menos os processos e mais a humanização no serviço.
Nas palavras do diretor da Didep, José de Arimatéia, “o que está bom ainda pode melhorar”, e para se alcançar a excelência na prestação de serviço à população rural, é necessário, a modernização da gestão nos serviços da Emater-RO, que deve começar pelo tratamento mais gentil e igualitário com as pessoas, o reconhecimento dos direitos dos colegas e a capacitação continua de todo o elenco de trabalhadores. A diretoria pretende adotar instrumentos de promoção do bem estar psicológico, valorizar o uso do tempo no trabalho, e a saúde do colaborador da Emater-RO. Porque “Quando os colaboradores sentem que suas necessidades são respeitadas, tendem a se tornar mais leais e comprometidos com a missão da organização”, disse Dulcineide Alves Ferreira, gerente de desenvolvimento de pessoal.
GESTÃO E RELAÇÃO INTERPESSOAL
Os trabalhos foram iniciados a partir do campo com o encontro de técnicos administrativos e gestores da região do Cone Sul, reunidos na sede do escritório regional da Autarquia no município de Vilhena. Na ocasião o diretor de desenvolvimento de pessoal juntamente com os responsáveis pelas três gerencias estaduais da pasta: Gerencia de Desenvolvimento de Pessoal (Gedep), Gerencia de Bem Estar Social (Gebes) e Gerência de Administração de Pessoal (Geape), que expuseram aos gestores do Cone Sul, novas diretrizes e abordagens humanizadas da gestão de pessoas, ouviram e discutiram com os colegas de campo detalhes do cotidiano no trabalho de campo, às vezes imperceptível, mas que impacta no relacionamento e fluxo de informação entre os extratos administrativos com impacto na satisfação das pessoas.
O trabalho continua em execução, até agora, houveram encontros da equipe da Ditep, também, nas regiões do Vale do Machado, em Pimenta Bueno, Zona da Mata, em Rolim de Moura, e esta semana foi a vez da equipe se reunir com os gestores lotados no Escritório Sede, no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho. Na capital o encontro contou com a participação da direção geral da instituição, para quem a melhoria no relacionamento interpessoal terá reflexos na eficácia do atendimento ao público alvo da Emater-RO, o agricultor familiar de Rondônia. Nos próximos dias estes encontros acontecerão nas demais regiões administrativas da autarquia.
Durante o encontro com os técnicos de Porto Velho, o Diretor Presidente, Luciano Brandão, informou que está encaminhando à Casa Civil e à Procuradoria Geral do Estado, normativas, que em sendo aprovadas, serão implementadas e irão facilitar a gestão de pessoas na Emater-RO, em conformidade com a orientação do governador Marcos Rocha, que tem afirmado, como um de seus objetivos, “reconhecer a importância dos servidores públicos, que são a base do funcionamento do estado e atuam com dedicação para atender às demandas da população”.
Fonte: EMATER/RO