AltoAlegreNotícias

AltoAlegreNotícias

MPRO promove curso sobre Investigação Penal Digital para aprimorar combate a crimes modernos

Por Redação
Publicado 24/10/2024

Foto: Assessoria

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio da Escola Superior (EMPRO) e do Núcleo de Enfrentamento aos Crimes Cibernéticos (NUCIBER-GAECO), realizou, nesta quinta-feira (24/10), o primeiro dia do Curso de Investigação Penal Digital no auditório do edifício sede, em Porto Velho. O evento visa capacitar membras, membros, servidoras e servidores no uso de técnicas modernas de investigação digital, com foco no combate a crimes cibernéticos.

A mesa de abertura foi composta pelo Subprocurador-Geral de Justiça Jurídico, Eriberto Gomes Barroso, representando o Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira; o Diretor da Escola Superior do MPRO, Procurador de Justiça Marcelo Lima de Oliveira; o Coordenador do NUCIBER, Promotor de Justiça Felipe Magno Silva Fonseca; e o Desembargador Federal do TRF da 6ª Região, Dr. Grégore Moreira de Moura.

A cerimônia de abertura foi conduzida pelo Promotor de Justiça Felipe Fonseca, que destacou a importância de incorporar novas tecnologias às investigações. “Estamos em 2024, com inteligência artificial avançada, e precisamos incorporar essas tecnologias nas investigações”, afirmou.

O Subprocurador-Geral de Justiça Eriberto Barroso, ressaltou a importância da capacitação contínua e do papel dos jovens profissionais na aplicação dessas ferramentas digitais. “É gratificante ver jovens profissionais com profundo conhecimento do tema, que certamente aplicarão essas ferramentas de forma eficaz”, afirmou.

Em seguida, o Desembargador Grégore Moreira de Moura abordou o Direito Penal Informático, discutindo crimes digitais e formas de enfrentamento jurídico. Ao final, foi homenageado com uma miniatura de locomotiva, em reconhecimento por sua contribuição.

Encerrando as atividades da manhã, o delegado Emerson Wendt ministrou uma palestra sobre investigação criminal em fontes abertas, destacando a importância da adaptação às tecnologias modernas. Ele também foi homenageado com uma miniatura de locomotiva.

No período da tarde, o curso continuará com a palestra do delegado Guilherme Caselli de Araújo, sobre interceptação e quebra de sigilos telemático e informático.

Na sexta-feira (25/10), a programação incluirá uma palestra sobre cibercrimes, ministrada pelo especialista Thiago Bordini, e uma oficina prática de operações cibernéticas, conduzida por Ronald Lázaro Borges Ribeiro.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp:

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

Fonte: MP/RO